Categorias

A aplicação de espessantes em cosméticos

Atualmente, é praticamente impossível não utilizar nenhum tipo de cosmético no dia a dia. Seja para aumentar a beleza ou para melhorar a saúde de alguma forma, podemos observar que a fabricação de cosméticos nunca esteve tão em alta. E para a qualidade desses produtos, muitas vezes há a utilização de espessantes em cosméticos. Entenda melhor sobre isso a seguir.

O que é espessante?

Espessante, ou agente de espessamento, trata-se de uma substância que permite que um líquido tenha sua viscosidade aumentada de maneira significativa. A vantagem do espessante para a indústria química é que a viscosidade é potencializada sem alterar outras propriedades da substância.

Outra vantagem presente nos espessantes é a capacidade de melhorar a suspensão de outros itens presentes no produto. Tanto a suspensão quanto a emulsão podem ser melhoradas, permitindo que aumente a estabilidade do produto. E quanto mais estável for a substância, menos alterações pode sofrer em decorrência de fatores externos, como o tempo, por exemplo.

Sua aplicação é diversa, podendo ser utilizado nos alimentos (molhos, sopas, pudins entre outros), tintas, petroquímica e assim por diante. Porém, hoje vamos destacar o espessante na aplicação de produtos da área cosmética. E você vai entender melhor sobre isso a seguir.

Espessantes na fabricação de cosméticos

Alguns espessantes são utilizados na fabricação de cosméticos ou outros itens de higiene pessoal, mas desde que tenham líquidos viscosos em sua composição. Assim como destacamos anteriormente, alguns agentes de espessamento podem ter propriedades estabilizantes em uma emulsão. Entre as substâncias que podemos destacar estão a vaselina e também algumas ceras presentes no mercado.

Mas nem toda substância combina perfeitamente com as propriedades dos espessantes. Descubra abaixo as principais matérias-primas que possuem uma boa ligação com agentes de espessamento.

Principais aplicações dos espessantes nos cosméticos

Algumas substâncias utilizadas na fabricação de cosméticos devem utilizar melhor os espessantes. Podemos destacar o polietilenoglicol, assim como polímeros sintéticos. Destes podemos ressaltar o carbômero, assim como as gomas vegetais. Mas há diversas formas de aplicação dos espessantes na indústria cosmética. Entenda melhor o seu papel na produção.

Componentes básicos presentes na formulação de produtos cosméticos

Os espessantes, hidrolíficos em sua maioria, são compostos por algumas substâncias. Podemos destacar:

• Gomas;

• Derivados de celulosa;

• Alginatos;

• Resina;

• Argilas;

• Polímeros acrílicos.

Inclusive, temos alguns artigos que vão te ajudar a entender melhor sobre a relação dos ingredientes com a qualidade do produto.

Leia: Conheça os aditivos químicos que otimizam a durabilidade dos alimentos e Dimethicone: tudo o que você precisa saber!.

Agora que você sabe a importância do espessante nos cosméticos, saiba que o segredo do sucesso é investir em materiais de qualidade. Conheça nossos produtos químicos e veja as opções ligadas à área da beleza.

Há muitas opções disponíveis para o seu negócio desenvolver o melhor produto. Entre em contato conosco e fale com a nossa equipe de especialistas como podemos contribuir para a qualidade do seu cosmético.