Categorias

As aplicações existentes para bicarbonato de sódio

Se existe um produto extremamente versátil para resolver diversas questões do dia a dia, sem dúvidas, é o bicarbonato de sódio. Ele pode ser utilizado em vários contextos, como na limpeza de casa, higiene pessoal, em usos médicos e vários segmentos da indústria.

bicarbonato de sódio

De fórmula NaHCO3, o bicarbonato de sódio consiste em íons de sódio e bicarbonato, sendo apresentado em forma de pó, branco e fino, solúvel em água, com pH alcalino e sabor levemente salgado.

Para este artigo, elencamos várias aplicações para o bicarbonato de sódio, que é um produto fácil de ser encontrado e com um custo baixo. Comumente, ele é utilizado como fermento em receitas culinárias e como antiácido estomacal, porém, as suas funções vão muito além dessas.

Limpeza da casa

O bicarbonato de sódio é muito eficiente para fazer uma limpeza geral em casa. A começar pelo seu poder de eliminar diversos tipos de manchas, inclusive das paredes. Para isso, basta molhar uma esponja e depositar um pouco do produto, então vá esfregando suavemente até a completa remoção.

Outra função que o bicarbonato desempenha bem é a limpeza de rejuntes. Misture-o com água oxigenada e esfregue nos locais. Devido à sua ação clareadora, o bicarbonato de sódio é utilizado nas lavanderias para tecidos brancos e também para a remoção de manchas na pré-lavagem.

Por fim, você pode polvilhar o bicarbonato de sódio em quaisquer lugares que possam apresentar maus odores, como geladeira, latas de lixo, caixa de areia dos gatos, entre outros. Além disso, ele inibe o crescimento de bolores e fungos.

Cuidados e higiene pessoal

Por conta do seu pH alcalino, o bicarbonato de sódio neutraliza ambientes ácidos e com maus odores, sendo uma ótima opção de desodorante para as axilas. Da mesma forma, esse produto pode ser polvilhado dentro dos sapatos, enquanto não estiverem em uso, para tirar o cheiro de chulé. Não se esqueça de retirar o pó dos sapatos para utilizá-los.

Com a mesma eficiência, o bicarbonato de sódio elimina o excesso de oleosidade e/ou resíduos químicos do cabelo, misturando-o no seu xampu uma vez ao mês. E, para obter um esfoliante caseiro facial e corporal, misture três partes do pó em uma de água.

Na indústria

O bicarbonato de sódio está amplamente presente na indústria, seja alimentícia, farmacêutica, cosmética, têxtil, entre outras. Ele aparece, por exemplo, na composição dos extintores de incêndio de espuma, nas pastas dentais e em alimentos prontos para o consumo em supermercados, assim como, é usado na suplementação de gado, no tratamento de lã e seda, em curtumes, cerâmica, além de ser um reagente de laboratório.

Outros usos

Dentre as suas inúmeras aplicações, o bicarbonato de sódio é indicado para o tratamento de piscinas, pois estabiliza o PH da água e a torna mais cristalina, além de evitar possíveis corrosões. Além disso, a solução desse pó em água é capaz de acalmar a pele com queimaduras leves de sol, picadas de insetos e comichões.

Ademais, é um poderoso descongestionante nasal caseiro, ao misturar uma colher de café de sal marinho com uma de chá de bicarbonato em meio litro de água mineral. Use essa solução em temperatura morna, com um conta-gotas ou seringa.

Agora que você já conhece todas as vantagens de adotar o bicarbonato de sódio para a vida, certifique-se de que está comprando um produto natural de um fabricante confiável, que não tenha prejudicado o meio ambiente em seus processos. Acesse nosso site e conheça a nossa gama de produtos.