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As diferenças entre fibra de trigo, germe de trigo e farelo de trigo

Ricos em nutrientes, eles têm, em sua composição, vitaminas, fibras e proteínas fundamentais para a saúde. Se você quer saber mais, continue lendo este artigo. Vamos explicar as diferenças entre fibra, farelo e germe de trigo e quais são os seus benefícios.

Diferenças entre germe de trigo e fibra ou farelo de trigo

O germe e a fibra ou farelo de trigo são elementos que vêm de partes diferentes do grão de trigo e que, normalmente, são descartados durante a fabricação da farinha de trigo, por apresentarem gorduras insaturadas que podem reduzir a sua validade.

Contudo, cada vez mais o germe e a fibra de trigo estão conquistando espaço na mesa dos consumidores, já que apresentam uma série de benefícios.

O germe ou gérmen de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo, onde fica concentrada grande parte dos nutrientes presentes no cereal. Ele representa a parte germinativa do trigo, ou seja, seu embrião.

Já a fibra e o farelo de trigo representam a mesma parte, uma película que compõe a camada externa do grão, que é rica em fibras com funções importantes no organismo.

Germe de trigo

Como já foi dito, o germe de trigo é a parte mais nutritiva do grão, apresentando uma série de vantagens em seu consumo.

Entre seus principais componentes, estão a vitamina B, que auxilia no funcionamento do sistema digestivo e na saúde da pele; a vitamina K, que contribui para o fortalecimento dos ossos e para a coagulação sanguínea; e a E, que atua no aumento da imunidade e na prevenção do envelhecimento das células.

O germe de trigo ainda é rico em fibras, que ajudam a regular o intestino, e em proteínas, que dão disposição e mantém os músculos saudáveis.

Se você ficou interessado, saiba que é possível inserir o germe de trigo em alimentos como sopas, molhos, iogurtes e sucos, por exemplo, além de pães e bolos. O ideal é incluir de uma a duas colheres de sopa no consumo diário.

Fibra ou farelo de trigo

A fibra ou farelo de trigo tem grande impacto no funcionamento do intestino, atuando no combate à prisão de ventre e evitando inflamações gastrointestinais.

Com a presença de fibras, proteínas e ferro, a fibra de trigo também auxilia na redução dos níveis de açúcar e de colesterol no sangue, prevenindo doenças como diabetes e colesterol alto.

O consumo da fibra pode ser feito por meio de diversas receitas, doces e salgadas, já que ela não apresenta nenhum sabor característico. A ingestão diária recomendada é de até três colheres de sopa, sempre acompanhadas de muita água.

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