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Betacaroteno: 4 curiosidades sobre esse corante

É bem provável que você já comeu cenoura. Se a resposta for sim, saiba que você então já consumiu betacaroteno. O betacaroteno é um carotenoide que é um pigmento totalmente natural encontrado em algumas frutas e verduras e é responsável por fornecer a cor vibrante desses alimentos.

Além da cenoura, que citamos acima, e que tem a cor alaranjada por causa do betacaroteno, frutas como o caqui e a manga também tem esse carotenoide em sua composição.

Certamente, você consome o betacaroteno em diversos alimentos do seu dia a dia. Nós separamos algumas curiosidades desse corante e como ele pode auxiliar o seu corpo.

1. VITAMINA A

O corpo humano precisa da vitamina A para ajudar a garantir a saúde ocular, combater os radicais livres, incentivar a renovação celular e fortalecer o sistema imunológico.

Quando o betacaroteno é ingerido, ele pode ser absorvido pelo corpo humano como vitamina A. O nosso corpo produz 50% da vitamina A através da ingestão do betacaroteno.

Outra forma que o corpo obtém vitamina A é através da ingestão de alimentos de origem animal como fígado de boi, leite integral e queijos.

2. CRESCIMENTO ÓSSEO

Os seus ossos crescem fortes por diversos fatores e um deles é a ingestão de betacaroteno. Isso acontece porque essa substância estimula a produção de colágeno e auxilia na absorção e fixação de cálcio, magnésio e fósforo, que são essenciais para um crescimento saudável da nossa estrutura óssea.

3. PROTEGE A VISÃO

Sabe aquela história que os nossos avós ou pais falavam sobre comer cenoura para enxergar bem? Eles podem até não entender o porquê cientificamente isso era verdadeiro, mas você saberá agora.

O betacaroteno, como disse desde lá no início, tem grande presença na cenoura. A curiosidade é que essa substância protege a superfície dos nossos olhos, a nossa córnea.

A ingestão em quantidades satisfatórias faz com que evite aquela sensação de olho seco e combate a conjuntivite. Já foi comprovado também que o betacaroteno reduz a possibilidade da catarata se desenvolver quando ficarmos mais velhos.

4. FONTES DE BETACAROTENO

Neste ponto, você deve estar se perguntando quais são as fontes de betacaroteno para você garantir que está consumindo o suficiente e ser capaz de usufruir de todos os benefícios deste corante que faz tão bem para o nosso organismo.

Fique tranquilo que, consumindo pequenas quantidades de alguns dos alimentos que citaremos abaixo, já é suficiente para você atingir as quantidades diárias indicadas de betacaroteno. Se você consumir 100 gramas de cenoura por dia, por exemplo, você ingerirá quatro vezes mais a quantidade mínima recomendada.

Frutas: mamão, melão, melancia, goiaba, melão, damasco e tangerina.

Legumes: cenoura, espinafre, couve, pimentão do tipo vermelho, batata doce e abóbora.

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