Categorias

Celulose: saiba como é utilizada em alimentos

Fibra de CeluloseNos últimos anos, a celulose tornou-se um aditivo alimentar popular devido às suas propriedades químicas e físicas únicas quando combinadas com água. Embora a celulose possa ser encontrada na maioria das matérias vegetais, as fontes mais econômicas para celulose industrial são algodão e polpa de madeira.

Como a celulose é usada nos alimentos?

Suplemento de fibra – Com a crescente conscientização sobre a ingestão de fibras, a celulose tornou-se um dos aditivos alimentares mais populares. A adição de celulose ao alimento permite um aumento do volume e do conteúdo de fibras sem um grande impacto no sabor. Como a celulose se liga e se mistura facilmente com a água, muitas vezes é adicionada para aumentar o teor de fibras de bebidas e outros itens líquidos quando a textura arenosa dos suplementos de fibras normais seria indesejável.

Redutor de calorias – A celulose fornece muito volume ou massa em alimentos, mas por ser Indigesto  para humanos, não têm valor calórico.

Por esta razão, a celulose tornou-se um popular agente de volume em alimentos dietéticos. Os consumidores que comem alimentos com alto teor de celulose sentem-se fisicamente e psicologicamente sem terem consumido muitas calorias.

Espessamento / Emulsificação – A ação de gelificação da celulose quando combinada com a água proporciona qualidades de espessamento e estabilização no alimento ao qual é adicionado.

O gel de celulose atua de forma semelhante a uma emulsão, suspendendo ingredientes dentro de uma solução e evitando que a água se separe. A celulose é frequentemente adicionada aos molhos tanto para a ação espessante quanto para a emulsão.

O poder de espessamento da celulose também permite que mais ar seja chicoteado em produtos como sorvete ou cobertura chicoteada. A celulose permite a produção de alimentos espessos e cremosos sem o uso de tanta gordura.

Anti-caking – A capacidade de celulose para absorver a umidade e revestir os ingredientes em um pó fino torna o ingrediente de escolha para aplicações anti-aglomeração. Queijos ralados e ralados, misturas de especiarias e misturas de bebidas em pó são apenas alguns dos muitos itens alimentares que aproveitam a celulose como agente antiaglomerante.

Formas de celulose

A celulose pode ser encontrada em listas de ingredientes sob uma variedade de nomes, dependendo de qual forma é usada.Embora a celulose tenha a mesma estrutura molecular independentemente da fonte (polpa de madeira, algodão ou outra matéria vegetal), como as moléculas estão unidas e se elas estão ou não hidratadas, criam diferentes “formas” de celulose.

A celulose em pó é a mais utilizada em produtos alimentares e é a forma de escolha para aplicações anti-aglomeração.

A goma de celulose ou o gel de celulose, que são formas hidratadas de celulose, são frequentemente utilizados em molhos ou outros itens húmidos, como sorvete e iogurte congelado.

A celulose também pode ser encontrada em listas de ingredientes sob os nomes carboximetil celulose, celulose microcristalina ou MCC.

Fonte: https://pt.mastodoc.com