Categorias

Como aditivos alimentares podem melhorar o sabor e aroma da comida?

Aditivos alimentares são extremamente comuns, tanto nas indústrias alimentícias como no dia a dia de quem cozinha sua própria comida em casa. Estas substâncias ajudam os alimentos a adquirir mais sabor e aroma, bem como ajudam em sua conservação ou na melhoria de seu aspecto físico ou químico. Neste texto, você saberá como os aditivos alimentares melhoram o sabor e o aroma da sua comida. Confira!

O que são aditivos alimentares?

Toda substância adicionada a um alimento com a intenção de interferir sobre qualquer uma de suas características pode ser considerado um aditivo alimentar. Isso quer dizer que o sal, o açúcar, os corantes e os conservantes, por exemplo, são considerados aditivos alimentares.

Alguns aditivos alimentares podem ser encontrados brutos na natureza, como o sal e algumas iguarias. Outras substâncias precisam de uma transformação industrial, como o caso do açúcar. Outros aditivos, por sua vez, são completamente gerados em laboratório. É o caso de alguns emulsificantes (que mantém a emulsão entre água e óleo), fermentos transgênicos, entre outros.

Aditivos alimentares que dão sabor

O aroma dos nossos alimentos é formado por uma mistura entre o que é percebido pelas papilas gustativas (paladar) e o que é percebido pelas células sensoriais das narinas (olfato). Por isso, o sabor percebido pelo nosso corpo não é composto apenas por gosto, mas sim por cheiros e sabores.

Vários aditivos buscam realçar estas duas características. O sal e o açúcar, por exemplo, são os mais básicos. Eles intensificam o salgado e o doce dos alimentos sem necessariamente alterar seus aromas, pois tanto o sal marinho como o açúcar de cana têm um gosto bastante neutro.

Aditivos com funções distintas, mas que também trazem bom gosto

Há casos em que os aditivos alteram sabores e aromas sem mexer no doce ou no salgado do alimento. Os aromas artificiais de baunilha ou outros compostos, muito comuns em bolos e outros produtos de confeitaria, dão um sabor inconfundível a estes alimentos sem alterar o teor de doçura deles. Eles reagem principalmente com a farinha e o açúcar, dando o sabor no qual se baseia o aditivo, conferindo gosto ao alimento.

E não são apenas os aditivos flavorizantes que ajudam a melhorar o sabor dos alimentos. Aditivos acidulantes, por exemplo, podem conferir um gosto melhor às comidas através do aumento de acidez que proporcionam. O ácido cítrico extraído do limão, por exemplo, é uma substância muito comum em diversas produções alimentícias industriais de salgadinhos, temperos, molhos, óleos, entre outros produtos.

Conservar o bom sabor

Alguns aditivos alimentares não têm por função modificar o sabor e o aroma dos alimentos, mas sim mantê-los saborosos e saudáveis por mais tempo. É o caso de conservantes, antiaglomerantes, reguladores de umidade, espessantes, estabilizantes, entre outros. Estes aditivos ajudam os alimentos a manter uma boa forma, protegendo-os da corrosão, do apodrecimento, da secura ou da umidade, impedindo-os de amolecer ou endurecer. Enfim, manter o aspecto que é esperado para este tipo de comida.

Está interessado em aditivos alimentares e químicos? Acesse o nosso site e conheça toda a nossa gama de produtos!