Categorias

Como os frutos e sementes vêm sendo transformados para a fabricação de cosméticos?

Desde alguns anos para cá, tem acontecido uma especialização das empresas para fabricar cosméticos. A partir de frutos e sementes, utilizando produtos naturais como o maracujá, açaí, murumuru e guaraná, produtos que tem se tornado populares em mais de quarenta países ao redor do mundo. Saiba um pouco mais sobre como os frutos e sementes vêm sendo transformados e utilizados na fabricação de cosméticos.

De onde vêm esses produtos naturais?

Grande parte desde produtos vêm da Amazônia, e o restante pode vir de lugares como a Caatinga, o Cerrado, os Pampas e a Mata Atlântica. Algumas empresas fazem parcerias com comunidades que aprenderam a extrair matéria prima de maneira sustentável, não prejudicando o meio ambiente. Dessa maneira, são oferecidos produtos seguros e a matéria prima não é prejudicada, pois sua extração é feita com pessoas que vivem na região e que entendem como tudo funciona melhor do que alguém de fora.

Esses produtos têm sido cada vez mais cobiçados pelo mercado internacional, valorizando a matéria prima brasileira e fazendo com que mais frutos e sementes acabem sendo transformados em cosméticos. Muitos pesquisadores passaram a dar mais atenção para essa área, que tem se mostrado muito promissora e que pode colocar os produtos cosméticos brasileiros em evidência em outros países.

Quais os frutos e sementes mais utilizados?

Entre os diversos tipos de frutos diferentes, algumas das opções mais disponíveis no mercado de cosméticos hoje e seus benefícios são:

Andiroba: Castanha derivada de árvores que ficam na margem do Rio Amazonas. Ela tem ação anti-inflamatória e é usada em renovação cutânea e repelentes.

Maracujá: Usado em óleos para a pele e cabelo, é fonte rica em ômega 6 e ajuda a controlar a oleosidade.

Guaraná: Seus frutos são transformados em partículas de baixa abrasividade que remove impurezas, e pode ser usado em produtos de higiene pessoal.

Murumuru: Produz uma manteiga de ação emoliente e nutritiva.

Açaí: Fonte de ômega 6, 9 e Vitamina C. O açaí tem complexo antioxidante e ajuda no combate ao envelhecimento.

Polpa de Buriti: Usado em protetores solares, esse óleo é rico em carotenoides, com ação antienvelhecimento.

A extração deve ser feita de maneira correta

A extração do óleo em si não é nenhuma novidade, mas o que alguns projetos tentam fazer é conscientizar as empresas de cosméticos para aproveitar a semente da fruta na extração do óleo. Visando uma maior sustentabilidade e fazendo com que os processos se tornem economicamente viáveis para a instalação de pequenas unidades nas agroindústrias. Todas as partes das frutas podem ser reaproveitadas, muitas vezes, para outras áreas que não são necessariamente a de cosméticos, mas que contribuem para que não ocorra nenhum tipo de desperdício da matéria-prima.

Conheça esses produtos!

Se você gostou de saber como os frutos e as sementes são transformados para a fabricação de cosméticos, confira nossa gama de produtos. Temos variadas opções para atender o que você estiver procurando. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada pronta para tirar todas as suas dúvidas!