Categorias

Conheça a diversidade para setores diferentes do mentol cristalizado

O mentol cristalizado é um composto orgânico muito utilizado em diversos setores da indústria química. Ele é produzido por meio dos procedimentos de síntese ou de extração de óleos essenciais ou de Mentha Piperita. Tem um odor bastante característico, forte e refrescante.

O mentol cristalizado

O mentol cristalizado apresenta-se na forma de um produto ceroso e cristalino, com a cor branca ou clara. Quando se encontra em temperatura ambiente, se apresenta em estado sólido. Aumentando um pouco os graus de temperatura ambiente, entra em estado de fusão.

É um produto insolúvel em água. No entanto, é muito solúvel em etanol (96º INPM) e em glicerina. Em ácidos graxos e óleos minerais, o mentol cristalizado é levemente solúvel.

O mentol cristalizado tem como uma de suas características ativar os sensores encarregados da sensação de frio no corpo humano. Por conta disto, ao passarmos um produto que o contenha em sua composição, sentimos uma imediata recrescência.

No entanto, não se deve passar o mentol cristalizado puro no corpo, pois corre-se o risco de aparecerem queimaduras e alergias.

É bastante comum encontrá-lo na forma de cristais incolores. Chamado também apenas de mentol, é utilizado na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia, em decorrência de suas várias propriedades. Ele é tipificado como um produto biodegradável.

Mentol cristalizado e suas aplicações

O mentol cristalizado tem funções anti-inflamatórias e anestésicas muito conhecidas. Por conta disto, é muito utilizado pela indústria farmacêutica na produção de remédios para solucionar estes males. Um exemplo é seu uso em medicamentos para combater inflamações de garganta.

O mentol cristalizado tem ação analgésica, sendo utilizado no tratamento de dores. Tem ainda propriedades antirreumáticas, pois ajuda na circulação do sangue. Para estes tratamentos, em geral, é utilizado em medicamentos na forma de pomadas, géis, cremes e loções. Após o uso destes, a sensação que fica no paciente é de frescor.

O produto também é utilizado como um dos componentes de pastas dentais e enxaguantes bucais. Principalmente por causa do frescor em seu sabor.

Por causa de características de recrescência e resfriamento naturais ao mentol cristalizado, também tem utilização contra irritante para o nosso corpo. Isto ocorre quando aplicado à pele ou inalado.

Ele produz uma inflamação superficial, com a finalidade de diminuir a inflamação mais profunda. É importante frisar que o mentol cristalizado não é capaz de alterar a temperatura do corpo.

A sensação de recrescência é ainda um trunfo no tratamento de dores musculares, nos tendões e nas articulações. Os medicamentos com mentol cristalizado aliviam o desconforto e a dor. Por isso, é utilizado para combater a tosse e garganta inflamada.

Na indústria cosmética, é utilizado em diversos produtos pois oferece sensação de relaxamento e frescor. Na indústria alimentícia, é utilizado principalmente na produção de doces, como balas, pastilhas e chicletes.

A Maian é uma indústria química que importa e exporta matérias-primas para os setores Alimentício, Cosméticos e Domissanitários. Temos como diferenciais preços competitivos e o desenvolvimento de artigos 100% naturais para substituição de artigos não naturais no mercado. Entre em nosso site, conheça nossa gama de produtos e peça um orçamento!