Categorias

Conheça as matérias-primas mais usadas nos produtos para bebês

Produtos para crianças pequenas e bebês requerem cuidado no momento de sua fabricação e um planejamento atento do tipo de matéria-prima a ser utilizado em sua composição. A delicadeza da pele dos bebês os torna sensíveis a produtos invasivos e tóxicos.

Tendo isso em mente, produtos que tem como alvo essa faixa etária contém, no geral, substâncias atóxicas e apropriadas a peles sensíveis. Isto garante a tranquilidade dos pais e mães, além da segurança e conforto da criança. Neste artigo, você vai conhecer alguns dos componentes mais comuns em produtos para bebês e crianças, e entender melhor quais são suas funções.

Cocoamidopropil Betaína

A cocoamidopropil betaína é utilizada pela indústria química na produção de produtos de limpeza corporal, como shampoos e espumas de banho. É bastante utilizado em produtos infantis, devido à sua maior delicadeza ao entrar em contato com a pele e cabelos, diminuindo a possibilidade de irritação.

É produzido a partir de uma reação química de duas substâncias naturais: o óleo de coco e o óleo de babaçu. A isto se deve sua baixa toxicidade em contato com o corpo humano.

Decyl Glucoside

O decyl glucoside, assim como a cocoamidopropil betaína, é um agente de limpeza suave e de baixa toxicidade à pele, e que é largamente aplicado aos produtos infantis. A sua produção envolve substâncias naturais e de origem vegetal, bastante seguras para o uso humano.

Ao contrário dos detergentes químicos mais agressivos, o decyl glucoside não remove a oleosidade natural da pele e dos cabelos, sendo assim, uma opção mais saudável. Além disso, dada sua origem natural, é uma substância biodegradável e ecológica.

D-pantenol ou pró-vitamina B5

O pantenol é uma molécula orgânica presente em diversos produtos utilizados no cotidiano. Sua presença no organismo induz a produção da vitamina B5 quando absorvido pelo corpo.

Está presente nos produtos infantis, em especial para a prevenção e tratamento de males na pele. Isto é resultado da ação da vitamina B5 na umidificação, resistência e integridade das células da pele, além de ser essencial na formação de cabelos e unhas. Dada sua origem totalmente orgânica, o pantenol é uma substância segura para o uso em bebês.

Vaselina comum e vegetal

A vaselina, uma substância bastante conhecida do público em geral, também é amplamente utilizada em produtos para bebês. A vaselina comum é um derivado do petróleo. No entanto, hoje em dia, é possível também fazer uso da vaselina de origem vegetal, que possui as mesmas propriedades.

Recém-nascidos e bebês pequenos, por exemplo, se beneficiam bastante do uso da vaselina na prevenção de eczemas, inflamações de pele comuns nesse período. Este benefício vem das características emolientes e umectantes da vaselina.

Óleo de coco

O óleo de coco se tornou uma febre nos últimos anos, e é um ingrediente frequente em produtos infantis. Felizmente, o óleo oferece benefícios quando utilizado em produtos para pele e cabelos, quanto para a saúde geral do bebê quando adicionado à comida.

Estes e outros ingredientes fazem parte do nosso catálogo. Entre em contato e conheça nossa gama de produtos!