Categorias

Conheça os aditivos químicos que otimizam a durabilidade dos alimentos

A preservação dos alimentos é uma preocupação que atinge as indústrias alimentícias. Para que possamos consumir produtos com maior durabilidade e em estado adequado de armazenamento, são acrescentados a eles aditivos químicos, responsáveis pela manutenção da coloração, do sabor e até mesmo da consistência dos produtos.

Os aditivos são compostos químicos utilizados durante o preparo de um alimento no processo de produção industrial. Eles têm como características a alteração das propriedades desses alimentos e devem seguir os padrões exigidos pela indústria alimentícia para que possam ser comercializados.

Um pouco mais sobre a utilidade dos aditivos nos alimentos

  • Aroma e sabor: dentre os aditivos utilizados nos produtos alimentícios, temos os aromatizantes e os flavorizantes que possibilitam ao alimento apresentar o cheiro e o sabor como se fossem alimentos frescos. A acentuação dessas características nos alimentos desperta maior interesse do consumidor, uma vez que somos guiados pelo olfato e paladar quando o assunto é refeição.
  • Coloração: os aditivos utilizados para essa finalidade apresentam alimentos com aparência natural, ou têm sua coloração acentuada tornando-os ainda mais atraentes aos olhos do cliente consumidor. Muitos estudos são realizados em torno da utilização dos corantes nos alimentos e uma quantidade excessiva do seu consumo pode ser prejudicial à saúde.
  • Conservação: os aditivos químicos utilizados para a conservação dos alimentos são responsáveis pela sua durabilidade, mantendo-os próprios para consumo por períodos mais espaçados do que o normal. Alguns efeitos colaterais podem ser percebidos quando utilizados em excesso nos alimentos. Por terem a capacidade de alterar sua composição química, alguns alimentos ao serem consumidos podem apresentar coceira, alergias ou asma. Lembrando que cada organismo reage de uma forma muito particular a ações químicas.
  • Aparência: os estabilizantes são os aditivos responsáveis pela preservação da aparência, textura, maciez e crocância dos alimentos. Estão presentes nos mais variados produtos, como pães, massas, arroz, sorvete e muitos outros, pois a lista de alimentos que contêm estabilizantes é longa.

Sobre a utilização dos aditivos de forma correta

Muitos estudos se mantêm em torno da utilização de aditivos em alimentos industrializados. Existem regras e padrões exigidos pela indústria para que os alimentos enviados para comercialização não sejam nocivos à saúde. Portanto, é possível encontrar produtos de qualidade e com o uso adequado dos compostos químicos utilizados para sua conservação.

Dentre os compostos químicos utilizados como aditivos nos alimentos, temos os extraídos de forma natural. No entanto, aqueles utilizados pelas indústrias alimentícias são produtos químicos utilizados intencionalmente, mas que não possuem valor nutritivo em relação ao alimento propriamente dito.

Importância dos aditivos

Sem a utilização dos aditivos nos alimentos o tempo para consumo dos produtos fica reduzido. Dito isso, os produtos naturais que precisam ser consumidos de forma mais imediata acabam por estragar, ficando impróprio para o consumo. Os aditivos conservam os alimentos nos seus mais variados aspectos e são utilizados tanto para conservação de alimentos molhados quanto secos, além de manter a qualidade de produtos através desses compostos.

Achou esse artigo interessante? Acesse nossas redes e conheça nossa gama de produtos com a qualidade que nosso consumidor merece!