Categorias

Dimethicone: tudo o que você precisa saber!

Você já ouviu falar sobre o dimethicone? Bom, vamos explicar. Ele é um polímero, e tal como todos eles, possui uma base de silicone, criado de forma sintética, que apresenta grande vantagem quando atua como composto em produtos comercializados.

Os silicones podem aparecer em forma sólida ou líquida e abraçam diferentes funções na indústria. O dimethicone especificamente está presente em uma série de cosméticos e produtos de higiene pessoal, como sabonetes, shampoos, maquiagens, dermocosméticos, etc

Selecionamos mais informações sobre esse composto, benefícios, desvantagens e mais. Veja

Como o Dimethicone atua

O composto cria uma camada de silicone na superfície na qual entra em contato. Assim, é capaz de produzir o efeito de uma barreira protetora e hidratante, principalmente quando falamos sobre produtos para a pele. O efeito é criar uma camada sem deixar a superfície com aspecto pegajoso.

Benefícios do Dimethicone

É possível encontrar em produtos capilares, produtos de cuidado com a pele, maquiagens e produtos de higiene pessoal em geral. Nos cabelos, o seu efeito é aumentar a hidratação, maciez, brilho, diminuir o frizz e, principalmente, proteger os cabelos pelos danos de outros processos.

Dentro dos cuidados com a pele, é importante também para manter a hidratação, uniformizar e contribuir para o resultado de toque seco em alguns cosméticos. No universo da maquiagem, ele está em batons, bases, glosses, sombras e produtos em geral que sejam à prova d’água. Isso justamente por conta das suas propriedades de proteção sem ser pegajoso.

Desvantagens encontradas no Dimethicone

A maior desvantagem que esse silicone apresenta é a dificuldade de decomposição, já que não são uma substância orgânica. Além disso, a sua produção é um processo químico, o qual ocorre em um laboratório, que gera gasto de energia e resulta no descarte de muito material químico. Para diminuir os problemas nesse campo, algumas empresas evitam a inserção dos silicones em seus processos.

Há diversas discussões sobre todo esse processo e a importância de reverter esse quadro. Já está em andamento uma série de pesquisas sugerindo que o composto é capaz de passar pelo processo de degradação ao manter contato com dióxido de carbono, sílica ou silicatos.

O Dimethicone e a sua interação com a pele

Já ocorreram especulações em torno do dimethicone em sua interação nos produtos de pele. Isso por conta da camada protetora. Alegou-se que penetrava nos poros e obstruía a passagem de ar. O resultado disso seria o surgimento de mais acne no indivíduo.

Entretanto, as partículas de tamanho maior encontradas em silicones como esse apenas ficam dispostas na pele, deixando a passagem de ar acontecer normalmente. Quando há trânsito livre para o oxigênio, não há possibilidade de surgir bactérias causadoras da acne.

Viu como os silicones, em especial o dimethicone, são úteis em nosso dia a dia? O importante é entender a sua função e importância para composição dos produtos que usamos. Agora você já entende melhor sobre ele e sabe o que realmente é verdade e o que pode ser apenas especulação da indústria.

Gostou? Conheça a nossa gama de produtos!