Categorias

Goma xantana: para que serve?

Você já ouviu falar sobre a goma xantana? Sabe o que ela é? Para que serve? Quais são os benefícios que pode oferecer à sua saúde? Caso esse termo seja completamente novo para você, não se preocupe. É para isso que estamos aqui.

No post de hoje você confere todas essas questões sobre esse polissacarídeo muito famoso, sobretudo no mundo da gastronomia e da indústria farmacêutica. Vamos lá.

Afinal de contas, o que é a goma xantana?

Como citado anteriormente, a goma xantana é produzida a partir da fermentação da bactéria Xanthomonas campestres, sendo assim um polissacarídeo. Sua descoberta aconteceu entre as décadas de 1950 e 1960, no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Para que serve a goma xantana

É difícil pensar em como uma mesma substância pode ter uso tanto na gastronomia quanto da indústria farmacêutica, não é mesmo? Mas esse é o caso da goma xantana. Isso porque ela tem a capacidade de estabilizar e espessar líquidos – daí o seu potencial nos dois campos.

É importante salientar que apenas ela não capaz de formar um gel por si só, mas já consegue dar certa consistência e viscosidade à receita. Para conseguir que ela fique mais resistente tanto ao descongelamento quanto ao congelamento, o ideal é que a goma xantana seja adicionada a um líquido, que tanto pode ser frio como quente.

Uso da goma xantana na gastronomia

Um dos usos mais recorrentes da goma xantana na gastronomia é nas receitas livres de glúten. Isso porque ela fornece às massas toda a elasticidade e maciez que elas deixam de ter pela ausência da farinha. Com isso, as massas não perdem a textura – um ponto muito importante para o paladar.

Além disso, na gastronomia a goma de xantana ainda pode ser utilizada para outros fins, como para incorporar molhos, emulsionar, estabilizar, espessar, em pães, sobremesas, bolos e uma infinidade de receitas. O ideal é utilizar a quantia de ½ de uma colher da goma de xantana para cada xícara de farinha que a sua receita levar.

Quais são os benefícios da goma xantana?

Como podemos ver até agora, a goma xantana é uma excelente opção para pessoas que seguem uma dieta sem glúten e também para outras receitas tradicionais. No entanto, ela traz ainda uma série de outros benefícios, como o de diminuir a sensação de apetite, por exemplo.

Isso acontece porque a goma xantana tem em sua composição propriedades sacientes. Ou seja, quando ingerimos algum alimento que contenha goma xantana em sua receita, nos sentiremos mais saciados por mais tempo.

Além disso, como estamos falando de um polissacarídeo não digerível, o consumo de goma de xantana também é excelente no que diz respeito a melhorias no trânsito intestinal. Isso porque ela ajuda na captação e eliminação de líquidos presentes no intestino, ajudando a combater problemas como intestino preso, por exemplo.

Sabe onde você encontra goma xantana? Na Maian! Confira nossa infinidade de produtos. Aqui você encontra produtos 100% naturais e que podem substituir produtos industrializados do mercado. Estamos esperando por você.