Categorias

Motivos para se preocupar com o uso do Óleo Mineral em cosméticos

óleo mineral

Uma coisa é certa: durante muitas décadas os derivados do petróleo estiveram incluídos em uma variedade enorme de lançamentos da indústria cosmética, e como fabricantes não nos atentávamos para os problemas que isso poderia trazer. Felizmente o uso de óleo mineral em cosméticos vem sendo questionado cada vez mais, e os produtores do setor tem o dever de se atualizar!

São vários os fatores que justificam esse incômodo e alerta geral, e eles vêm tanto daqueles que são responsáveis pela nossa saúde quanto de quem busca sempre o melhor para a Natureza e para o planeta.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar mais sobre o assunto para que você compreenda o que está em jogo dentro da indústria e como vale a pena mudar. Confira!

Por que o uso de óleo mineral em cosméticos se tornou um problema?

Talvez você esteja se questionando sobre os motivos pelos quais o uso de óleo mineral em cosméticos acabou se tornando um motivo de preocupação para a indústria, e a verdade é que não só os fabricantes estão mais antenados aos seus riscos, mas também os produtores!

É claro que se trata de um temor recente, relacionado a pesquisas novas feitas na Escandinávia. Vários pesquisadores da região notaram que trabalhadores que lidavam com o petróleo não refinado acabavam se expondo a uma série de substâncias bastante específicas e perigosas, porque já foram relacionadas ao desenvolvimento de câncer.

É claro que o óleo mineral que vai para os cosméticos que fabricamos é uma versão refinada desse petróleo, mas isso não significa que não seja de alguma forma danoso ao organismo.

E a Natureza perde quando usamos esse tipo de produto?

Esse é outro ponto que é cada vez mais comentado quando estamos falando da fabricação de produtos que tem o óleo mineral na composição, porque hoje em dia somos muito mais conscientes em termos de sustentabilidade do que éramos há algumas décadas, então obviamente isso nos move mais do que movia antes.

Nesse sentido, fica aí a informação: o consumo desse tipo de produto prejudica a água e os organismos marinhos de forma geral, justamente porque há uma forte contaminação de petróleo durante a produção desses elementos.

A indústria precisa estar preparada para fazer a substituição do óleo mineral por soluções naturais.

Não sabe onde encontrar uma solução natural para fazer a substituição?

Tenho uma notícia ótima para você, a Maian acaba de lançar no mercado o Minoil Veg substituto natural para o óleo mineral.

Saiba mais informações sobre o produto aqui!