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Novas tendências no mercado para Clean Beauty

A busca por produtos e marcas de beleza limpa, ou clean beauty, tem crescido cada vez mais à medida que os consumidores se tornam mais conscientes e comprometidos com questões ecológicas e ambientais. Dessa forma, é essencial que as empresas se adaptem às exigências de seus usuários quanto à sustentabilidade, transparência e escolha dos ingredientes.

Ingredientes

O consumidor tem procurado por marcas limpas que ofereçam produtos com composição simples, valorizando aqueles com ingredientes naturais e descartando os que trazem substâncias sintéticas e artificiais. Desse modo, uma das novas tendências no mercado para clean beauty é a utilização de matérias-primas provenientes da indústria alimentícia.

Um exemplo disso é o uso do óleo de abacate, tendência que teve início no mundo dos alimentos e hoje está presente também no mundo dos cosméticos. Dentro do segmento, os produtos livres de ingredientes mais procurados são os voltados para cuidados faciais.

Sustentabilidade

Assim como o uso de ingredientes naturais, outra exigência dos consumidores é a sustentabilidade, não apenas no que diz respeito às embalagens, mas também às práticas empresariais, para garantir, assim, que as marcas levem em conta as questões socioambientais. A partir daí, os consumidores ficam mais atentos ao processo de produção e passam a levantar questões como:

  • De onde vêm os ingredientes?
  • Por que eles foram escolhidos?
  • Como foram tratados?
  • Como são produzidas as embalagens?
  • São produzidas com material reciclável?
  • Quais as matérias-primas usadas em sua produção e por que foram escolhidas?
  • Como é feito o transporte das mercadorias?

Nota-se que a preocupação com o uso de embalagens recicláveis é tão grande quanto a com os ingredientes utilizados. A procura por embalagens com capacidade de regeneração e reutilização é grande, sendo assim, uma das novas tendências no mercado para clean beauty é o uso de design funcional sustentável, como já acontece com a produção de canudos de papel, ou até mesmo comestíveis, que eliminam o uso de plástico. Outra forte tendência é instruir os usuários de determinados produtos com informações sobre como e por que reciclar.

Transparência e Rastreabilidade

Atualmente, os consumidores buscam por transparência e comunicação clara com as empresas. Uma pesquisa realizada pelo NPD Group concluiu que 78% dos consumidores confiam mais em marcas transparentes do que em empresas conhecidas, e 73% deles estão dispostos a gastar mais com produtos dessas marcas. Os usuários desejam conhecer sobre os ingredientes e práticas comerciais das marcas que consomem, portanto, é essencial que as empresas se habituem a falar, informar e esclarecer as dúvidas de seus clientes.

Valorização do que está próximo

Entre as novas tendências do mercado para clean beauty está o movimento feito pelas empresas para tornarem-se mais locais, aproveitando as fontes de ingredientes presentes no espaço em que estão inseridas, ou ainda, estabelecerem sua localização de acordo com os recursos sustentáveis mais próximos. Esse movimento intensificará a produção local de ingredientes e levará a um sentimento de orgulho local para as empresas e seus consumidores.

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