Categorias

Saiba mais sobre as aplicações do betacaroteno

Conhecemos o betacaroteno frequentemente por suas ações facilitadoras do bronzeamento, por isso é bastante comum ouvirmos as pessoas dizerem que comerão muitas cenouras perto da época das férias para que voltem para casa com um belo bronze.

Entretanto, o betacaroteno, encontrado na cenoura, no caqui, na manga e em outros legumes e frutas de coloração alaranjada, avermelhada, esverdeada ou amarelada intensa, tem mais aplicações além de potencializar a ação do bronzeamento. Vamos conhecê-las?

O betacaroteno e sua fonte de vitaminas

O betacaroteno é um pigmento que, quando absorvido pelo organismo, é convertido em vitamina A.

A vitamina A é um componente essencial para nosso bem-estar, pois ela atua diretamente nas seguintes áreas:

– Saúde dos olhos;

– Renovação celular;

– Fortalecimento do sistema imunológico;

– Redução de risco de algumas doenças;

– Contribuição para o bom funcionamento do sistema respiratório.

Quando consumido em doses diárias ideais, o betacaroteno pode até mesmo proteger o ser humano dos acidentes vasculares cerebrais em virtude da sua ação protetora exercida no organismo.

Os benefícios do betacaroteno são comprovados cientificamente e estão disponíveis a todos tanto na forma de ingestão de alimentos quanto na possibilidade de suplementação vitamínica.

Benefícios para os olhos

Uma das aplicações que mais se destaca no betacaroteno é aquela que se relaciona à saúde dos olhos. Não à toa, você já deve ter ouvido que, se quer enxergar bem, deve comer muitas cenouras, assim como os coelhos. E isso realmente é a mais pura verdade.

O betacaroteno tem a capacidade de proteger a córnea e todas as estruturas que compõem o sistema ocular. Por conta disso, os riscos de doenças relacionados às córneas, mesmo aqueles que são advindos por conta da iade, são significativamente reduzidos.

Pele e bronzeamento

Já na pele, em razão da renovação celular que a vitamina A promove no organismo, os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, são minimizados.

O betacaroteno também exerce a função de combater os radicais livres, promovendo uma pele mais bonita e saudável. Além disso, ele protege e estimula as células de colágeno de nosso corpo, facilitando a beleza da pele, unhas e cabelos.

E a história de comer cenouras para alcançar aquele bronze todo dourado não é lenda, já que o betacaroteno auxilia na formação da melanina, que é a célula responsável pela pigmentação da pele.

Doenças

Nem só para beleza serve o betacaroteno. Suas aplicações são muito mais extensas.

No sistema respiratório, ele é capaz de reduzir o risco de gripes e demais doenças contagiosas, pois aumenta a imunidade.

Além disso, por conta de sua ação protetora e estimuladora da formação do colágeno no organismo, o betacaroteno ajuda no crescimento ósseo, sendo ideal para pessoas em fase de crescimento ou em recuperação de fraturas ósseas.

O consumo de diário de betacaroteno garante esses e muitos outros benefícios. A ingestão de vitamina A compõe a matriz nutricional de todos os seres humanos, independentemente da idade.

Para mais informações sobre o betacaroteno, a vitamina A e muitos outros tipos de componentes, continue acompanhando nossa página.