Ácido Ascórbico

O ácido ascórbico (vitamina C) é caracterizado pela fórmula C6H8O6. Quando em temperatura ambiente, esse conservante possui a aparência de cristal incolor ou pó cristalino branco e inodoro.

Em sua forma ionizada, o ácido ascórbico é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células do corpo humano, além de ser amplamente adicionado em vários alimentos industrializados, em função de sua propriedade antioxidante que contribui para a preservação de seus respectivos sabores, cheiros e aparências por um período maior que o usual.

Em gêneros alimentícios, esse conservante é referido pelo número INS 300.

Ácido ascórbico: para que serve

O ácido ascórbico é um poderoso antioxidante. Em bebidas e alimentos ele retarda o processo de oxidação, contribuindo para que o aroma e outras características permaneçam os mesmos por mais tempo.

Além disso, o ácido ascórbico tem alguns efeitos no nosso organismo, dentre eles favorecer a formação de dentes e ossos, ajudar o sistema imunológico e a respiração celular, estimular as glândulas suprarrenais e proteger os vasos sanguíneos. Além disso, é um conservante que não tem potencial alergênico.

Como o ácido ascórbico é obtido

A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas (laranja, goiaba, kiwi, morango e tomate), vegetais folhosos (brócolis, couve-flor e alface) e em legumes (como batatas, em geral, e pimentão-doce).

Além de suas fontes naturais, o ácido ascórbico pode ser obtido de forma sintética, a partir de uma síntese em laboratório, que, por sua vez, pode ocorrer de várias formas. A principal delas consiste na utilização da glicose como reagente, submetendo-a a diversos processos de redução e oxidação, até que se obtenha a molécula de vitamina C.

Solubilidade do ácido ascórbico

O antioxidante ácido ascórbico pode ser facilmente dissolvido em água. Em contrapartida, é pouco solúvel em etanol e acetona e é insolúvel em éter etílico, clorofórmio, éter de petróleo e benzeno.

Ácido ascórbico: benefícios na conservação de alimentos

O ácido ascórbico é um poderoso antioxidante capaz de transformar espécies reativas do oxigênio em formas inertes, dificultando o processo natural de oxidação provocado pelo contato de determinadas matérias com o ar.

Por isso, o ácido ascórbico é utilizado como conservante alimentício, afinal, proporciona uma maior vida útil para os alimentos, que, por sua vez, terão seu processo de oxidação adiado, mantendo as suas propriedades originais por mais tempo do que seria possível sem o auxílio desse antioxidante.

Além disso, o ácido ascórbico se destaca entre os demais conservantes alimentícios por ser uma alternativa saudável e relativamente barata para promover uma maior durabilidade de alimentos não gordurosos a partir de seu contato com o oxigênio.

Aplicação do antioxidante ácido ascórbico

O ácido ascórbico é um antioxidante versátil, que pode ser utilizado na composição de diversos produtos – desde alimentos a cosméticos. Conheça algumas aplicações:

  • Sucos e néctares
  • Geleias
  • Frutas em conserva
  • Cervejas
  • Refrigerantes
  • Batatas congeladas

Cosméticos:

  • Cremes corporais
  • Cremes de rosto
  • Séruns

É importante ressaltar que o ácido ascórbico não é lipossolúvel, tornando seu uso inapropriado para realizar a conservação de alimentos gordurosos. Nesse caso, a vitamina E se torna uma alternativa mais adequada para esse fim.

Ácido ascórbico preço: faça um orçamento com a Maian

Para comprar ácido ascórbico, entre outros aditivos alimentares como o bicarbonato de sódio, conte com uma empresa focada em oferecer produtos químicos de qualidade. Faça um orçamento com a Maian e aproveite os benefícios de comprar com quem é especialista no assunto.