Ácido Cítrico

O ácido cítrico, ou citrato de hidrogênio, é um ácido orgânico fraco, do tipo tricarboxílico, presente em grande parte das frutas, sobretudo em cítricos como o limão e a laranja. Além disso, é válido destacar que o ácido cítrico é um importante acidulante, comumente aplicado na preservação e condimentação de alimentos. Entenda o que é ácido cítrico, suas principais funções e aplicações.

Ácido cítrico: características

Dentre as principais características do ácido cítrico, é possível destacar que a substância possui propriedades acidulantes, tamponamento, toxicidade, sequestramento de íons, além de ser assimilada pelo organismo humano facilmente.

Além disso, o ácido cítrico se destaca entre os produtos químicos que apresentam uma série de aplicações industriais, em que cerca de 70% da produção do ácido é aplicada na indústria de alimentos, 12% na indústria farmacêutica e 18% em outras indústrias.

Estando entre os aditivos alimentares, o ácido cítrico pode ser usado como emulsificante para a fabricação de produtos como queijo e iogurte. Já na indústria cosmética, o ácido cítrico é mais aplicado em cosméticos para correção de pH.

Ácido cítrico: como é obtido?

O ácido cítrico é produzido e comercializado tanto na forma anidra como mono-hidratada, sendo a temperatura de transição entre as duas fases igual a 36,6ºC. A forma anidra é obtida por cristalização da solução aquosa quente, enquanto a obtenção da forma mono-hidratada se dá por cristalização em temperaturas abaixo de 36,6ºC.

Atualmente, a maior parte do ácido cítrico comercializado no mundo é produzida por fermentação, embora uma pequena parte ainda seja obtida de frutas cítricas, principalmente na América do Sul e no México.

Três processos são usados para a fabricação de ácido cítrico:

  • Processo Koji, no qual o substrato é sólido, sendo aplicada uma linhagem específica de Aspergillus Niger;
  • Processo de fermentação em superfície, onde o micélio do fungo (Aspergillus Niger) cresce sobre a superfície do meio de cultura estático, sendo o produto da fermentação recolhido do meio;
  • Processo de fermentação por cultura submersa, onde o fungo se desenvolve de forma totalmente submersa no meio de uma cultura líquida sob agitação (que serve para assegurar a homogeneidade tanto da distribuição dos microrganismos quanto dos nutrientes).

Ácido cítrico: principais aplicações

O ácido cítrico apresenta diferentes aplicações. As mais frequentes no ramo alimentício são em refrigerantes, xaropes, sobremesas, sorvetes, conservas de frutas, geléias, doces, vinhos, sidras, além de composição de sabores artificiais de refrescos em pó, alimentos gelatinosos, feijão, milho e cogumelos em conservas, frutos do mar e queijos.

Já no ramo cosmético, o ácido cítrico pode ser encontrado na composição de shampoos, sabonetes líquidos, cremes, loções para remoção de manchas e cosméticos de base aquosa em geral.

Ácido cítrico: solicite um orçamento

Agora que todas as características e aplicações do ácido cítrico já foram identificadas, solicite um orçamento dos aditivos alimentares e insumos cosméticos da Maian. A marca tem mais de 40 anos de expertise e conta com um laboratório de pesquisa e desenvolvimento para atender projetos com matérias-primas de fornecedores internacionais de altíssima qualidade, selecionados a partir de um rigoroso critério de avaliação.

Solicite um orçamento ou fale com um especialista!