Cacau em Pó Lecitinado

O cacau em pó lecitinado (também conhecido como dutch cocoa) é uma alternativa ao cacau em pó tradicional. A sua principal diferença é que, em função da adição de lecitina de soja, ele poderá ser muito mais facilmente dissolvido em líquidos como o leite, tornando o seu uso uma alternativa mais prática na produção de alimentos.

Assim como o cacau em pó tradicional, o cacau em pó lecitinado não passa pela adição de açúcares.

Principais características do cacau em pó lecitinado

O cacau em pó lecitinado não traz a acidez típica do cacau em pó puro, visto que passa pelo processo de alcalinização, que, por sua vez, além de alterar o Ph do produto, torna-o mais escuro. Além disso, também em função da alcalinização, esse tipo de cacau adquire um sabor suave, que costuma agradar a mais pessoas do que o cacau em pó tradicional.

Por passar pela adição da lecitina de soja, o cacau em pó lecitinado é uma opção que se mistura com ingredientes gordurosos com maior facilidade, sendo a melhor escolha para a produção de sorvetes, por exemplo.

Cacau em pó lecitinado: para que serve

Na produção de gêneros alimentícios, o cacau em pó lecitinado é uma excelente opção para receitas em que é necessária a dissolução desse produto em líquidos como o leite. Além disso, é uma melhor alternativa para receitas que possuem o fermento biológico em sua composição, visto que a versão lecitinada reage melhor com esse componente do que o cacau em pó tradicional.

A lecitina de soja, além de ser um emulsificante, é considerada por muitas pesquisas um componente que traz benefícios à saúde de quem o consome, tornando-se uma preferência para muitos consumidores finais.

Qual é a função da lecitina de soja?

A presença do emulsificante lecitina de soja no cacau em pó promove a incorporação de substâncias que por natureza não geram uma mistura homogênea, como a água e ingredientes gordurosos em geral, como o óleo de soja.

Com isso, o emulsificante proporciona maior cremosidade e estabilidade na produção de alimentos, tornando a sua produção mais prática e oferecendo uma maior qualidade para o resultado.

Aplicações do cacau em pó lecitinado

O cacau em pó lecitinado é costumeiramente utilizado na produção de alimentos doces. Confira alguns exemplos:

  • Licores;
  • Leite achocolatado;
  • Cremes;
  • Brigadeiros;
  • Biscoitos recheados;
  • Sorvetes.

Cacau em pó lecitinado: faça um orçamento com a Maian

A Maian é uma empresa especializada no fornecimento de insumos para alimentos, além de matérias-primas para a produção de outros produtos industrializados, como cosméticos e produtos de limpeza.

Por estar presente no mercado internacional há mais de 40 anos, a Maian traz toda a sua expertise na produção de insumos de qualidade, além de produtos inovadores para que você também inove na produção dos itens que vende.

Por isso, para comprar cacau em pó lecitinado e outros insumos, como a goma guar e o mentol cristalizado, faça um orçamento com a Maian e conte com os especialistas disponíveis para lhe oferecer o suporte que precisa.