Corante Vermelho 40 (Allura Red)

O corante vermelho 40 (também conhecido como vermelho allura e identificado pelo código INS 129) é um corante sintético, sintetizado quimicamente, sem nenhum componente de origem animal em sua fórmula, sendo pelo menos 87% de sua composição caracterizada por pigmentos.

Dentre os principais benefícios do uso do corante vermelho 40 em alimentos estão a sua versatilidade – é um corante que se mantém estável nas mais variadas condições de temperatura e acidez – e seu excelente custo/benefício, visto que é altamente eficaz, e demanda pequenas quantidades para proporcionar uma coloração intensa em diversos alimentos e bebidas.

Propriedades químicas do corante vermelho 40

O corante vermelho 40  faz parte do grupo dos azocorantes, que caracterizam cerca de 60% dos corantes disponíveis no mercado, sendo, por sua vez, um monoazo.

Dentre as suas principais características está sua alta capacidade de pigmentação, capaz de atribuir uma coloração bastante intensa a alimentos e bebidas sem que seja necessário utilizar altíssimas quantidades do pigmento.

A sua coloração é vermelho-alaranjada e ele é consideravelmente estável na presença de oxigênio, sendo um corante alimentício que não oxida com facilidade. Além disso, é um corante que possui boa estabilidade quando exposto ao calor e à luz. Em relação ao Ph, o corante alimentício vermelho 40 se mantém estável em Ph 3 a 8, sendo uma alternativa bastante versátil na coloração de alimentos.

Corante vermelho alimentício: vantagens de usar o vermelho 40

Por ser um corante sintético, o vermelho 40 tende a ser uma boa alternativa quando se pretende oferecer alimentos de cor vermelha que abranjam públicos que não consomem produtos de origem animal.

Além disso, é uma alternativa mais barata aos corantes naturais vermelhos em geral – como o corante natural carmim, proveniente da cochonilha -, tornando-se uma boa escolha para alimentos com baixo valor agregado, como balas e chicletes.

Ademais, além de ser um corante cuja produção é de baixo custo, o vermelho 40 é uma opção que demanda a aplicação de pequenas quantidades para proporcionar uma coloração vermelho-alaranjada bastante intensa.

Outra vantagem do corante vermelho 40 é o baixo nível de absorção que o corpo humano possui em relação a esse corante, tornando-se uma opção que não oferece grandes riscos à saúde de quem o consome, sendo, por isso, preferido por diversos consumidores.

Aplicações para o corante vermelho 40

O corante vermelho 40 é utilizado na coloração de diversos alimentos, sendo alguns deles:

  • balas
  • chicletes
  • refrigerantes
  • sucos
  • sorvetes
  • gelatinas

Corante vermelho preço: faça um orçamento com a Maian

A Maian é uma empresa focada na produção de produtos químicos para a composição de cosméticos, alimentos e produtos de limpeza, sendo cada um deles cuidadosamente desenvolvido para oferecer a melhor qualidade e proporcionar os melhores resultados no desenvolvimento de seus produtos.

Por isso, seja para adquirir aditivos alimentares, como o corante vermelho 40 e o corante amarelo tartrazina, ou outros insumos químicos fundamentais na produção de variados produtos industrializados, faça uma consulta com um dos especialistas Maian e aproveite para fazer o seu orçamento.