Fibra de Celulose

Matéria-prima principal para a indústria papeleira, a Fibra de Celulose é um recurso conhecidamente renovável, consistente em todo tipo de fibra vegetal utilizada para obtenção da celulose. Mais comum e sustentável, a versão vegetal da Fibra de Celulose pode ser utilizada na produção das indústrias de construção civil, automobilística, naval, alimentícia, entre outras.

Precisa de Fibra de Celulose? Converse com um de nossos especialistas e conte com uma orientação e a possibilidade de fazer, de forma prática, um orçamento. Confira e conte com a Maian para encontrar os insumos de que precisa para a sua produção!

Fibras celulósicas: funções

Dentre as diversas funções das Fibras de Celulose, são atribuídas as seguintes aplicações:

  • Boa para fazer ligações em misturas que contenham água e óleo;
  • Enriquecimento de fibras;
  • Embora não sintetizada, pode ser ingerida e possui papel importante no preparo de alimentos: aumenta o volume de alimentos assados;
  • Agente aglomerante: melhora a fluidez de misturas secas, como queijo ralado, por exemplo.
  • Melhora a textura de cremes, sopas e molhos, etc;

Como é obtida a Fibra de Celulose

As Fibras de Celulose, responsáveis pela constituição e produção da celulose, são obtidas de diversas formas. As Fibras de Celulose vegetais são comumente obtidas da madeira. Mas existem outras fontes, como o caule de palhas de cereais e bagaço de cana-de-açúcar, além das folhas de sisal, fórmio e carnaúba e matéria-primas como bambu, coco e algodão. Entre as fibras artificiais, são possibilidades a poliamida, o poliéster e a poliamida. Ainda, a saber, as fibras vegetais também são chamadas de fibras celulósicas, pois, em sua composição, o composto químico em maior quantidade é a celulose.

Propriedades físico-químicas da Celulose

Não digesta pelo organismo humano, a celulose é considerada um carboidrato complexo, formado com a composição de carbono, hidrogênio e oxigênio. Sendo uma fibra presente em várias espécies de plantas, a celulose é um composto químico renovável e de fácil acesso. Presente em elementos como a madeira, as fibras de celulose ficam ligadas por uma substância chamada lignina. Para sua quebra, é realizado um processo químico e, disso, se obtém a celulose. Assim, a celulose é um polímero de cadeia longa, com fórmula molecular (C6H10O5)n e peso molecular variável.

Utilização da Fibra de Celulose

As fibras vegetais, como, por exemplo, a fibra de coco, são utilizadas em diversas indústrias. Na construção civil, as fibras vegetais servem de matéria-prima para mantas, telhas ecológicas, vasos, tapetes e outros utensílios. As Fibras de Celulose também podem ser utilizadas pela indústria alimentícia para, especialmente, conferir consistências e texturas específicas, principalmente em queijos, molhos, sopas e alimentos assados.

Fibra de Celulose: insumos com preço bom e qualidade na Maian!

Sempre buscando inovação e atenta a novas tecnologias, a Maian possui mais de 40 anos de tradição no fornecimento de insumos para diversas indústrias, como alimentícia, cosmética e farmacêutica. Com o melhor disponível no mercado, a Maian garante a melhor matéria-prima para seus clientes.

Em busca de Fibra de Celulose? Conte com a Maian e receba auxílio de um de nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas ou até mesmo fazer um orçamento. Confira Fibra de Celulose e outros insumos, como o Sorbato de potássio e o Mentol Cristalizado, com as melhores condições. Faça já o seu orçamento!