Fosfato Monocálcico

O fosfato monocálcico – identificado pelo código E341 (i) – é produzido quimicamente de forma direcionada ao uso comercial, tendo seu uso majoritariamente direcionado à indústria de produção de pães e massas.

Por ser um insumo repleto de propriedades, o fosfato monocálcico é um produto versátil, amplamente utilizado na indústria alimentícia para variados fins, podendo agir tanto como um acidulante, estabilizante, emulsificante e agente melhorador de produtos a base de farinha de acordo com os ingredientes com os quais é combinado.

O que é fosfato monocálcico e qual a sua utilidade

O fosfato monocálcico é capaz de agir como tamponante, agente fixador, regulador de acidez, fermento químico, estabilizante e suplemento mineral. Além disso, por conter o fósforo em sua fórmula, assume também a função de nutriente em alguns alimentos, caso a quantidade adicionada forneça a quantidade de fósforo suficiente para isso.

Além disso, é uma substância capaz de evitar a formação de grumos durante o processo de dissolução de produtos em pó com produtos líquidos, tornando mais fácil que eles adquiram a homogeneidade ideal.

Quando usado com o bicarbonato de sódio, o fosfato monocálcico favorece a liberação de gás carbônico para que haja crescimento da massa de biscoitos, bolos, waffers, pizzas e outros alimentos similares.

Como o fosfato monocálcico é produzido

O fosfato monocálcico pode ser produzido de diversas formas, sendo a principal delas a reação do ácido fosfórico puro com o carbonato de cálcio, que pode ser propiciada a partir da indução realizada por ferramentas específicas para esse fim.

Características físico-químicas do fosfato monocálcico

A sua fórmula é CaH4P2O8 e é um fosfato que se caracteriza por conter apenas um átomo de cálcio.

Seu ponto de fusão se dá aos 109ºC e é um composto solúvel em diversos ácidos, como o ácido clorídrico, o ácido etanoico e o ácido nítrico. Além disso, pode ser facilmente dissolvido em água.

Sua aparência se assemelha a um cristal branco e é geralmente comercializado na forma de pó.

Quais são as aplicações do fosfato monocálcico

Esse insumo tende a ser utilizado especialmente na indústria alimentícia.

Conheça alguns dos principais produtos que são produzidos com a adição do fosfato monocálcico.

Alimentos:

  • Pães e massas
  • Laticínios
  • Carnes
  • Nutrição
  • Bebidas
  • Biscoitos em geral
  • Pudins instantâneos

Sugestão de aplicação

Seu uso pode ser a partir de 0,1% e variando de acordo com o produto em que for utilizado.

Armazenamento

O fosfato monocálcico deve ser armazenado em local fresco e seco, com boa ventilação e que seja isento de umidade.

Deve ser armazenado distante de outros produtos – especialmente de líquidos.

Fosfato monocálcico e outros aditivos: faça seu orçamento com a Maian

Com mais de 40 anos de experiência na produção de insumos, a Maian é uma das empresas com mais tempo de expertise na área e preza por oferecer produtos cuidadosamente elaborados a fim de garantir que os seus clientes produzam os melhores produtos.

Confira as opções de aditivos disponíveis no site para comprar tudo o que você precisa para a produção de alimentos e muito mais, podendo contar com opções que vão desde o glúten de trigo à lecitina de soja.

Ainda tem dúvidas sobre o fosfato monocálcico ou sobre outros produtos disponíveis no site? Conte com a ajuda de um dos especialistas da Maian para lhe auxiliar a realizar as melhores escolhas.