Lecitina de Soja

A lecitina de soja é um composto orgânico e pode ser classificada como um fosfolipídio derivado do óleo, extraído dos flocos do grão de soja. Faz parte do grupo das lecitinas: substâncias fosfolipídicas, de origem animal ou orgânica, tendo como principais fontes o óleo de soja, o gérmen de trigo e a gema de ovo.

A lecitina possui a função de aditivo alimentar, pois atua como fator de composição das membranas celulares presentes no corpo humano. Também é naturalmente produzida pelo fígado e metabolizada por todo o organismo.

Entre os benefícios do consumo alimentar associados à lecitina de soja estão a regulação dos níveis de triglicérides e colesterol presentes no sangue, além da regulação hormonal e menstrual, no caso das mulheres.

Além disso, a lecitina de soja também é muito utilizada na indústria alimentícia como emulsificante, principalmente na produção de chocolates, margarinas e cereais.

No mais, a lecitina de soja também pode ser usada na produção de cosméticos, haja visto que é um componente que trabalha na restauração e manutenção da hidratação da pele, formando uma barreira protetora no local aplicado.

Quer aproveitar todos os benefícios que a utilização da lecitina de soja nos seus produtos pode trazer? Entre em contato com um dos especialistas da Maian e aproveite para fazer um orçamento.

Benefícios da lecitina de soja: conheça suas propriedades

Muitos benefícios estão associados ao consumo da lecitina de soja. Diante disso, em sua utilização como aditivo alimentar, esse nutriente possui propriedades importantes para um bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório.

Entre os benefícios estão a regulação do colesterol, da produção hormonal, da menstruação, o combate às dores de cabeça, a proteção e estimulação dos neurônios cerebrais, a manutenção da saúde do fígado e o alívio nos sintomas da menopausa.

Tudo isso graças à sua composição rica em ácidos graxos — elementos importantes para o fornecimento de energia e regulação das funções metabólicas. Inclusive, por conter um nutriente chamado colina, passou a ser utilizada pela indústria de biscoitos e cereais, a fim de aumentar o valor nutricional dos alimentos, considerando as propriedades benéficas ao funcionamento do cérebro.

Emulsificante lecitina de soja: saiba sobre a aplicação desse insumo

O uso mais difundido da lecitina de soja é como emulsificante na indústria alimentícia e cosmética. Assim, são exemplos da versatilidade desse insumo:

  • margarina: melhora a textura, protege as vitaminas (função antioxidante) e aumenta a vida útil do produto.
  • panificação: retenção de água e propriedades emulsionantes.
  • massas: dispersão e fixação do betacaroteno, melhora o brilho e a uniformidade.
  • biscoitos: diminui a quantidade de gordura utilizada na produção com melhores resultados na textura.
  • chocolates: melhora textura, gosto, aroma e aparência, além de diminuir o gasto com manteiga de cacau.
  • cosméticos: hidratação da pele e manutenção da camada reparadora.

Lecitina de soja e muitos outros insumos, você encontra na Maian!

Com mais de 40 anos no mercado internacional, a Maian destaca-se por comercializar insumos para várias indústrias, oferecendo produtos químicos de alta qualidade e alternativas inovadoras para seus clientes.

Assim, conte com a Maian para garantir a produção dos seus principais produtos. Dispomos de uma extensa lista de aditivos alimentares. Confira nossas opções de insumos disponíveis. Além da lecitina de soja, em sua forma líquida, também contamos com a fibra de aveia e a goma guar, por exemplo. Faça seu orçamento!