Luteina

A luteína, também chamada de lipocromo, é um dos compostos pertencentes ao grupo dos carotenoides. Esse grupo é marcado especialmente pela presença de importantes compostos antioxidantes e corantes como o betacaroteno.

Na natureza, a luteína pode ser encontrada em frutas, verduras e legumes nas cores amarela, laranja, vermelha e até mesmo verde-escura (nos quais a sua coloração é mascarada devido à intensa presença de clorofila), como a couve e o milho.

Além dos alimentos de origem vegetal, a luteína também é encontrada na gema de ovos em geral, especialmente nos de galinha.

Conheça mais sobre a luteína e conte com a ajuda de um dos especialistas da Maian para realizar o orçamento e sanar as suas dúvidas remanescentes.

Luteína: para que serve

No geral, a luteína é especialmente utilizada por suas propriedades corantes e antioxidantes.

Graças à sua coloração laranja, é capaz de adicionar, de acordo com a quantidade utilizada, uma tonalidade amarelo-clara até uma coloração laranja intensa aos mais diversos alimentos. Além disso, na indústria alimentícia, também é utilizada como agente conservante.

Na indústria de cosméticos, a luteína é adicionada em diversos produtos para a pele, como cremes e protetores solares, devido à sua propriedade antioxidante, que contribui amplamente para a preservação de uma pele com aspecto jovem, além de evitar o envelhecimento precoce.

Além desses usos, a luteína também é adicionada em suplementos vitamínicos e remédios direcionados ao tratamento de doenças degenerativas, como a catarata.

Luteína: benefícios

Além da sua versatilidade, a luteína é um insumo capaz de adicionar diversas propriedades positivas em seus produtos. Confira alguns de seus benefícios:

  • Por ser antioxidante, a luteína contribui amplamente para a preservação da saúde dos olhos de quem a ingere;
  • A luteína ajuda a refrear o envelhecimento precoce, sendo um insumo cuja adição em dermocosméticos pode ser bastante benéfica e atrativa para os mais variados públicos;
  • Devido à sua capacidade de impedir a ação dos radicais livres, a luteína evita a replicação de células tumorais, além de preservar os níveis de colágeno presentes na pele, deixando-a mais bela.

Aplicações da luteína na indústria

Indústria alimentícia:

  • Laticínios, como iogurtes;
  • Bebidas lácteas.

Indústria cosmética:

  • Cremes para a pele;
  • Protetores solares.

Indústria farmacêutica:

  • Suplementos vitamínicos;
  • Alguns remédios direcionados ao tratamento de doenças degenerativas.

Outros:

  • Suplemento nutricional para a alimentação de aves ornamentais, utilizado com o objetivo de ressaltar a coloração amarela ou laranja das penas.

Luteína: preço bom é na Maian!

Caso esteja em busca de uma empresa especializada no oferecimento de produtos químicos variados, destinados às indústrias alimentícia, cosmética e/ou domissanitária, conte com a Maian.

Com mais de 40 anos de experiência no ramo, a Maian comercializa diversos insumos, dentre eles aditivos alimentares como o ácido cítrico e a luteína. Conte com o auxílio de um dos especialistas disponíveis e faça o seu orçamento!