SILIKES

O dimethicone (também chamado de dimeticona e de dimetil polissiloxano) é o principal representante da classe dos silicones, sendo quimicamente composto por polímeros lineares de silício metilados. Em função de suas propriedades, o dimethicone é amplamente utilizado na fabricação de produtos cosméticos destinados a proporcionar a sensação de maciez.

Pensando no bem-estar e no meio ambiente, a Maian desenvolveu a linha SILIKE, substitutos naturais para silicones, que além de algumas outras vantagens na fabricação de produtos cosméticos, proporcionam um sensorial único e diferenciado para cada produto, agradando a todos os públicos.

Conheça os Silikes e surpreenda-se com as vantagens de utilizá-los como substitutos dos silicones em seus produtos cosméticos.

O que são os Silikes?

Os Silikes são substitutos para os silicones, mantendo o desempenho e as características físico-químicas e sensoriais, além de apresentar como propriedade a capacidade de formar filme e de proporcionar maciez e sedosidade.

Estão disponíveis Silikes com as mais variadas viscosidades, sendo algumas opções mais voláteis do que outras, proporcionando uma ampla variedade de alternativas para a elaboração de cosméticos para pele e cabelo.

Uma propriedade notável dos Silikes de baixa viscosidade é o sensorial levemente seco com rápida absorção e a capacidade que possuem de agirem como dispersantes e solventes, tornando-os uma excelente alternativa para produtos cosméticos.

Vantagens de substituir o silicone pelo Silike

Por ser um produto natural, o Silike é uma boa alternativa para substituir silicones tradicionais na composição dos produtos cosméticos, visto que a tendência de mercado tem se voltado cada vez mais para produtos com ingredientes naturais em função da crescente demanda por produtos naturais e uso de matérias primas de fontes renováveis.

Os Silikes voláteis não selam os fios de cabelo de uma forma que os deixaria impermeáveis, tampouco “entopem” os poros da pele de quem usa cosméticos com um deles em sua composição. Com isso, ajudam a proporcionar o agradável efeito de emoliência sem favorecer o surgimento de efeitos negativos que poderiam ser ocasionados pelo acúmulo de resíduos, como os petrolatos fariam.

Além disso, os Silikes são uma opção que traz todas as propriedades fundamentais que o silicone tradicional oferece, sendo algumas delas a emoliência, a maciez e o leve brilho que proporciona à pele e ao cabelo, de acordo com o objetivo do cosmético em questão.

Principais aplicações dos Silikes

Por serem compostos que possuem as mesmas propriedades dos silicones, os Silikes podem ser utilizados em cosméticos de forma a realizar o mesmo fim. Confira as principais aplicações:

  • Condicionador
  • Creme de pentear
  • Creme modelador
  • Cremes de massagem
  • Cremes e emulsões
  • Cremes esfoliantes
  • Defrizante em creme
  • Leave-in / Leave-on
  • Loção hidratante
  • Máscara capilar
  • Óleo corporal

Opções de Silike disponíveis

Tipos de Silike Silicone Equivalente
Silike 12GG Cyclopentalosixane & dimethicone
Silike 12GG Cyclopentalosixane & Dimethiconol
Silike 25 PG Cyclomethicone & Dimethicone
Silike 40 PG Dimethicone
Silike 532 PGQ Quaternized & Film Former
Silike 612 PPG Conditioning & Film Former
Silike LI 750 Cyclopentalosixane ou Cyclomethycone
Silike 91 PL Cyclopentalosixane ou Cyclomethycone

Dimethicone e Silikes: faça o orçamento

Antes de adquirir um dos silicones tradicionais, experimente os Silikes e descubra na prática todas as vantagens de optar por essa alternativa para a confecção de produtos cosméticos.

Aproveite para conferir os demais produtos à venda, como o álcool cetoestearílico e o Polyquaternium 7, e faça seu orçamento com a Maian, uma empresa com mais de 40 anos de expertise no mercado.