Triglicérides de Ácido Cáprico/Caprílico – (TCM)
- 11 de julho de 2018
- Publicado por: Maian
- Categoria:
Os triglicérides do ácido cáprico e caprílico são triglicérides de cadeia média (TCM) constituídos principalmente por ésteres de ácidos caprílicos (C8) e cápricos (C10) derivados do óleo de coco.
Os TCM são derivados de ácidos graxos completamente saturados e por isso de baixa viscosidade. Esses óleos
fluidos adquirem excepcional estabilidade oxidativa e oferecem ótimo espalhamento como resultado de sua característica saturada.
Devido ao tamanho da cadeia, os TACC apresentam excelente solubilidade em álcool e daí sua importância na aplicabilidade em produtos farmacêuticos.
Esses compostos são considerados toxicologicamente e dermatologicamente inócuos e são classificados como GRAS (Generally Recognized As Safe) pelo FDA.
Os TACC são excelentes solventes de princípios ativos devido à sua composição estrutural. É recomendado como substituto do óleo mineral, usado como veículo ou diluente, por ser também inerte. A rota metabólica dos TCM no organismo é diferente daquela dos ácidos de cadeia longa.
OS TCM são absorvidos diretamente no sistema digestivo, metabolizados no fígado e então transportados como ácidos graxos livres ligados à albumina.
Os ácidos de cadeia longa, por outro lado são metabolizados no intestino e transportados como triglicérides re-sterificados através do sistema linfático.
Triéster emoliente totalmente saturado, recomendado como alternativa para o óleo mineral ou vegetal em vários produtos para o cuidado pessoal e farmacêutico. Lubrificante e emoliente.
Confere emoliência fina e macia deixando um filme não oclusivo sobre a superfície da pele. Bom agente espalhante. Excelente veículo ou diluente para ingredientes ativos. Bom solvente para filtros solares químicos. Excelente
comportamento dermatológico, não tóxico.
Baixo ponto de turbidez. Estável a oxidação. Compatível com óleo mineral e vegetal, ésteres sintéticos, silicones de baixa viscosidade e etanol.
Benefícios:
- Não interfere em aromas e odores das preparações orais;
- Ampla compatibilidade com muitas drogas em diferentes formulações;
- Melhora os resultados, quando usado como carreador no lugar dos óleos vegetais, pôr exemplo no interior de cápsulas gelatinosas moles ou em injetáveis veterinários;
- Proveitoso para lubrificação, pôr exemplo em fabricação de cápsulas de gelatinas moles;
- Substituto natural para o óleo mineral com grande variedade de aplicações; Eficaz emoliente para aplicações tópicas;
- Rápido e confortável para digestão de gorduras e fonte de energia e formulações dietéticas.
Aplicação
- Cosméticos:
- Cremes e loções para o cuidado da pele
- Protetor solar
- Cremes de limpeza
- Óleos de banho
- Óleos para bebê
- Óleos e pomadas para o cabelo
- Maquiagem
- Seruns e géis faciais
- Cremes de massagem
- Emulsões para estrias e celulite
- Óleos corporais
- Perfume
- Alimentos:
- Alimentação gastrointestinal e parenteral
- Formulação de leite infantil
- Formulações dietéticas
- Bebidas e alimentos destinados a consumo de esportistas
- Aromas
Sugestão de aplicação:
De 1 a 10% variando de acordo com o produto em que for utilizado.
ARMAZENAMENTO; EMBALAGEM
Estocar o produto em local seco e fresco e manter a embalagem bem fechada e não metálicos. Armazenar em local seco, fresco e longe de fontes de ignição, manter as embalagens bem fechadas. Não expor as embalagens sob o sol, chuva e temperaturas elevadas. Embalagens em tambores de 195 Kg