Insumos Cosméticos

Quando falamos em produtos químicos, os insumos cosméticos estão entre os lembrados de forma automática, afinal, a indústria cosmética apresenta incontáveis soluções criativas e inovadoras para atender homens e mulheres com diferentes gostos e características. Entenda mais sobre os insumos para cosméticos e conheça as soluções oferecidas pela Maian.

Insumos cosméticos e a Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa tem forte influência na avaliação de diferentes aditivos industriais, seja para o setor alimentício, domissanitário ou cosmético. A Agência classifica os produtos para beleza em dois diferentes graus:

Produtos cosméticos de grau 1

Itens de higiene pessoal e perfumes, que apresentam em sua fórmula uma série de propriedades básicas ou elementares, que a comprovação não seja necessária e não seja preciso detalhar seu modo de uso. São exemplos de produtos cosméticos de primeiro grau: água de colônia, amolecedor de cutícula (não cáustico), aromatizante bucal, base facial, batom, condicionador, desodorante, esmalte e outros.

Produtos cosméticos de grau 2

Produtos de higiene pessoal e perfumes que precisam de indicações bem esclarecidas e específicas, que exigem comprovação de segurança e eficácia. Esse tipo de produto também exige informações sobre cuidados, restrições e modo de uso. Entre os exemplos de produtos cosméticos de grau 2, destacam-se: água oxigenada de 10 a 40 volumes, antitranspirante axilar, antitranspirante pédico, bloqueador solar, bronzeador, descolorante capilar, clareador da pele, maquiagem com fotoprotetor, sabonete de uso íntimo e outros.

A forma de classificação entre grau 1 e 2 é estabelecida conforme a probabilidade de qualquer tipo de ocorrência de efeitos indesejados provocados pelo uso inadequado de determinado produto.

Insumos cosméticos oferecidos pela Maian

A Maian é uma empresa com mais de 40 anos de expertise no oferecimento de insumos cosméticos para diferentes clientes. Dentro da sua cartela de soluções cosméticas é possível destacar:

  • Acetil tributil citrato. Um plastificante com característica segura, não tóxica e biodegradável, comumente usado para desenvolver esmaltes;
  • Ácido cítrico. Um ácido fraco presente em frutas como laranja e limão. Esse tipo de insumo é encontrado em sabonetes líquidos, shampoos e cremes para remoção de manchas;
  • Salicilato de metila. Substância aplicada como insumo cosmético flavorizante, usada para a criação de produtos de higiene oral, óleos de banho, sais de banho, creme para mãos e pés e outros;
  • Ácido glioxílico. Usado na formulação de alisantes para cabelos, sendo parte de produtos progressivos e redutor de volume;
  • Álcool cetílico. Substância aplicada em formulações cosméticas de cremes, bronzeadores, loções e condicionadores de cabelo;
  • Aloe vera. Produto versátil com princípios ativos utilizados tanto para o cabelo quanto para a pele;
  • Amida 90. Insumo com características espessantes e desengordurantes, sendo amplamente aplicado em shampoos, géis para banho, creme para barbear, sabonetes líquidos e outros.

Vale lembrar aqui que esses são apenas alguns dos inúmeros insumos cosméticos oferecidos pela indústria Maian.

Insumos cosméticos: soluções personalizadas

Além de distribuir insumos cosméticos advindos de parceiros internacionais de altíssima qualidade, a Maian também tem se dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos diferenciados e inovadores, com o intuito de levar aos clientes soluções personalizadas a diferentes segmentos. Assim, cada projeto é tratado como único e elaborado conforme a necessidade e a perspectiva de cada cliente.

Precisando de matéria-prima para cosméticos? Conte com as soluções exclusivas Maian!