Domissanitários

Os domissanitários são soluções cujo principal objetivo é preparar diferentes produtos destinados à higienização, desinfecção ou desinfestação de ambientes e objetos. Comumente conhecidos como produtos de limpeza, os domissanitários são substâncias essenciais tanto para o desenvolvimento de um tipo de produto quanto para a eficácia do mesmo. Conheça os saneantes domissanitários e saiba mais sobre a matéria-prima oferecida pela Maian.

Domissanitários: definição

Primeiro ponto de atenção quando falamos em produtos domissanitários, é preciso esclarecer que esse termo não indica que o uso doméstico seja exclusivo. Muito pelo contrário: essas soluções para higienização são ideais para qualquer tipo de ambiente coletivo ou público, sendo obrigatórias em áreas específicas, como no controle de pragas, por exemplo.

Entre os principais produtos saneantes, podemos destacar os detergentes, alvejantes, amaciantes de roupa, ceras para chão e para mobílias, limpa-vidros, branqueadores de tecidos, polidores de sapatos, desodorizantes de ambientes, removedores, produtos para tratamento de água para piscina, sabões, desinfetantes, água sanitária, raticidas, repelentes, inseticidas e outros.

Domissanitários: o que a legislação determina?

Todos os produtos domissanitários devem ser regulamentados, no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. E, para que determinada solução higienizadora ou desinfectante seja autorizada para uso, é preciso que a mesma passe por uma avaliação e seja feito um gerenciamento de risco, considerando:

– Se o produto apresenta características tóxicas em sua concentração;

– Qual a finalidade do uso desse produto;

– Sob quais condições esse produto deverá ser usado;

– Se houve algum tipo de problema anterior com esse tipo de produto;

além de outros fatores igualmente importantes.

Domissanitários: principais tipos

Existem inúmeros tipo de domissanitários na indústria de saneantes, e eles podem ser divididos em quatro principais grupos:

  • Produtos de limpeza. Detergentes gerais, lava-louças e sabão em pedra são exemplos de itens de limpeza muito conhecidos. E entre as substâncias domissanitárias aplicadas para obtenção de tais produtos, a amida 60 é uma das mais conhecidas. Esse tipo de produto é indicado para uso geral em residências, escritórios, pontos comerciais, hospitais e outros.
  • Produtos de ação antimicrobiana. Desinfetantes, esterilizantes e desodorizadores podem apresentar em sua formulação o cloreto de benzalcônio como domissanitário principal. Esse produto é indicado para uso residencial, hospitalar, dentro da indústria alimentícia e específico (limpeza de piscina, por exemplo).
  • Produtos desinfestantes. Pesticidas, inseticidas, repelentes e outros de ação semelhante são os produtos mais indicados para realizar o controle de pragas. Esse tipo de produto pode ser usado em domicílios, em empresas especializadas e para fins específicos, como a jardinagem.
  • Produtos biológicos. Substâncias domissanitárias à base de micro-organismos destinadas ao tratamento de sistemas sépticos, tubulações sanitárias de água e outros, tendo como objetivo degradar matéria orgânica e eliminar odores.

Domissanitários: escala de riscos

Todo produto com aditivos químicos pode apresentar algum tipo de risco à saúde humana. Por isso, a Anvisa categoriza os domissanitários em dois grupos:

Risco I: Baixo risco ao organismo humano. Nesse grupo estão os produtos de limpeza domésticos.

Risco II: Risco elevado ou potencial ao organismo humano. Nesse grupo estão os produtos de ação antimicrobiana, os produtos desinfestantes e os produtos biológicos à base de micro-organismos.

Agora que você conhece mais sobre os domissanitários, conte com a Maian para o desenvolvimento e fornecimento de matéria-prima para sua indústria de saneantes.