Categorias

Vantagens de utilizar fibra de bambu nos seus produtos

As indústrias e fábricas causam cada vez mais impacto ambiental no mundo, contribuindo com o efeito estufa, o desmatamento, enchentes, secas, tornados e outras calamidades naturais. Nesse contexto, é importante que as empresas invistam em matérias-primas sustentáveis que tragam benefícios a longo prazo para a natureza.

Nos tempos atuais, diversos influenciadores e celebridades procuram comprar produtos naturais que não façam mal ao meio ambiente, difundindo essa ideologia às pessoas comuns. Então, o público está cada vez mais propenso a largar produtos feitos de substâncias nocivas e substituirem-nos por outros.

A fibra de bambu é um grande exemplo de material benéfico. Ela é um tipo de fibra reciclada feita 100% das matérias-primas do bambu. Além de possuir um ótimo custo-benefício, é a melhor alternativa sustentável à madeira, crescendo rápido em inúmeros climas e solos, e captando uma grande quantidade de CO2.

Quais as vantagens da fibra de bambu?

A quantidade de qualidades do bambu é incrível, não é? É por isso que nós fizemos uma lista com todas as vantagens de utilizar a fibra de bambu nos seus produtos.

Acompanhe abaixo!

1. É um recurso renovável

A fibra de bambu pode servir como uma substituta à madeira, reduzindo o desmatamento de florestas e protegendo espécies de árvores que correm risco de extinção.

2. Não requer produtos químicos agrícolas

Enquanto outros vegetais e plantas necessitam de produtos químicos para serem cultivados, o bambu é uma planta que não precisa de fertilizantes, pesticidas ou herbicidas. Isso acontece porque o bambu não é atacado por pragas devido a um agente biótico em sua composição que inibe a ação de bactérias. Essa característica anti bactericida permanece na fibra de bambu e nos artigos feitos desse material.

Em resumo, o processo de plantio do bambu é muito mais natural e saudável.

3. Protege o solo

O sistema de rizomas do bambu continua intacto no solo mesmo depois da retirada da planta. Essas substâncias ajudam a impedir a erosão do solo, mantendo os nutrientes ali para a próxima plantação. Além disso, a fibra de bambu pode ser totalmente degradada no solo por microorganismos e pelo sol, sem causar quaisquer danos no meio ambiente.

4. Absorve gases nocivos

O bambu absorve dióxido de carbono (CO2) e libera oxigênio na atmosfera, contribuindo com a minimização do efeito estufa.

5. É versátil

A fibra de bambu pode ser utilizada em inúmeras aplicações, No setor alimentício ( Ela auxilia na redução dos níveis de colesterol e também tem propriedades carcinogênicas e apresenta compostos benéficos à saúde, com fibras de excelente qualidade para a alimentação) , em projetos arquitetônicos, em projetos de design e na indústria têxtil. Ademais, suas fibras geralmente são mais fortes e resistentes do que outros tipos de fibras.

6. Cresce muito e desperdiça pouco

Após a colheita do bambu, todas as suas partes são usadas para a produção de materiais. Portanto, ele é aproveitado ao máximo. E sua taxa de crescimento também é muito rápida: as árvores de bambu costumam crescer mais de um metro por dia!

Por fim, as fibras de bambu são tão sustentáveis e beneficiais que é impossível ficar em dúvida se vale a pena ou não escolhê-las para compor seu produto. Além de todas essas qualidades, sua estética também é impecável, proporcionando lindos acabamentos.

Quer saber mais? Conheça nosso catálogo de produtos!