O propilenoglicol (USP) destaca-se por sua aplicabilidade em diversas áreas. Utilizado como cossolvente em tintas à base de água, é indicado para arquitetura e serve como intermediário na produção de resinas alquídicas para tintas e vernizes. Sua solvência permite a inclusão em agentes de limpeza líquidos, estabilizando detergentes enzimáticos para lavagem de roupas, além de atuar como agente anticongelante em sistemas de resfriamento industrial e instrumentos cirúrgicos.
É válido destacar, ainda, que o Grau USP é utilizado, especialmente, em indústrias farmacêuticas, dentro do universo de higiene pessoal, além de ser empregado em diferentes cosméticos, alimentos, rações para animais e, também, saneantes.
Propilenoglicol (USP): obtenção
A substância propilenoglicol é produzida por hidratação do óxido de propileno. Há fabricantes que usam processos não catalíticos à alta temperatura, entre 200 ºC e 220 °C, ou tots catalíticas que são processadas entre 150 ºC e 180 °C, diante de resinas trocadoras de íons ou quantidades pequenas de ácido sulfúrico ou álcalis.
Propilenoglicol (USP): aplicação e funcionalidade da substância
O propilenoglicol (USP) encontra ampla aplicação em diversos produtos, incluindo creme dental, enxaguante bucal, cosméticos capilares, loções tônicas e cremosas, cremes corporais, lubrificantes médicos e íntimos, shampoos e géis. Destaca-se por suas funções como solvente, umectante, condicionador da pele e regulador de viscosidade nos insumos cosméticos.