Amida 60

A amida 60 é uma substância amplamente empregada como espessante, estabilizante de espuma, agente emoliente e solubilizante de essências e óleos em produtos domissanitários e cosméticos. Saiba mais sobre as características da amida 60 e entenda as principais aplicações desse ativo. Para adquirir amida 60, solicite um orçamento.

Amida 60: características

Entre as principais características da amida 60 é importante destacar que essa substância auxilia na produção de espuma abundante, cremosa e estável, melhorando a ação detergência dos produtos, aumentando sua viscosidade e agindo como um sobre-engordurante, isto é, a substância evita que a pele ou os cabelos fiquem ressecados quando entram em contato com determinado produto de limpeza ou cosmético.

É importante destacar, ainda, que a amida 60 é frequentemente encontrada em conjunto com lauril éter sulfato de sódio, ácido sulfônico, cloreto de benzalcônio e outros tensoativos, pois apresenta uma sinergia com eles garantindo a estabilidade e o espessamento da espuma, além de promover uma característica de emoliência advinda da cadeia graxa de coco.

Amida 60: como é obtida?

As dietanolamidas, ou amidas de ácido graxo, podem ser obtidas diretamente do óleo vegetal (como é o caso da amida 60 e da amida 80) ou do éster metílico (amida 90). Essas duas formas de reação (amidação direta do óleo e amidação do éster metílico) diferenciam a pureza das amidas. A amida 60, por exemplo, possui 60% de pureza como amida, 20% de dietanolamina livre, 8% a 10% de glicerina livre e o restante é um sabão de amina.

Amida 60: principais aplicações

A amida 60 pode ser facilmente encontrada na composição de domissanitários. Entre os produtos de limpeza em que essa substância é facilmente aplicada, é possível destacar: detergentes domésticos e detergentes industriais, shampoos para uso automotivo, produtos com ação desengordurante, lava-roupas, sabões líquidos, limpadores multiuso, além de desengraxantes.

Já as amidas 80 e 90 são comumente aplicadas na formulação de produtos cosméticos, em especial shampoos, sabonetes líquidos e cremosos, géis para ducha, banhos de espuma, cremes para barbear e outras preparações cosméticas.

Amida 60: função em cosméticos

Entre os produtos cosméticos, a amida 60 é aplicada com objetivos certos. Apesar de ser um ótimo estabilizador de espuma, essa substância produz shampoos muito alcalinos, além de conter sabão em sua formulação, fazendo com que seu uso em produtos cosméticos seja aplicado somente com uma função emulsionante ou como estabilizador de emulsão, tensoativo, surfactante, impulsionador de espuma, regulador de viscosidade e outras aplicações.

Amida 60: solicite um orçamento

Agora que você já entende mais sobre as principais características, funções e aplicações da amida 60, solicite um orçamento de ativos domissanitários e cosméticos da Maian. A empresa atua há mais de 40 anos e conta com um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de produtos químicos para atender diferentes tipos de projetos. Vale destacar, ainda, que a Maian tem uma grande variedade de matérias-primas que são advindas de fornecedores internacionais de alta qualidade, selecionados a partir de um rigoroso critério de avaliação.

Precisa de amida 60? Solicite um orçamento ou fale com um especialista!