O ácido sulfônico, também denominado ácido alquil-sulfônico, é um dos principais insumos químicos utilizados na fabricação de produtos de limpeza, devido à sua capacidade de reduzir a tensão superficial, propiciando a molhabilidade necessária para a remoção de gorduras de origem variada, além de emulsificar a sujeira, tornando-a facilmente removível.
Além disso, o ácido sulfônico é utilizado em diversos cosméticos com ação detergente, para promover a limpeza dos cabelos, dentes e pele.
Conheça mais então sobre o que este produto e conte com um dos especialistas da Maian para sanar as suas dúvidas ou fazer um orçamento.
Como o ácido sulfônico é obtido?
A principal forma de obtenção do ácido dá-se a partir da reação entre o ácido sulfúrico e um hidrocarboneto. Desse modo, a molécula básica do ácido sulfônico (SO3H) substitui um dos hidrogênios presentes na fórmula do hidrocarboneto, proporcionando a ligação química entre ambos e gerando água como subproduto.
Propriedades físico-químicas
Em suma trata-se de uma classe de compostos caracterizada pelo grupo funcional R ─ SO3H, sendo “R” quaisquer radicais derivados de hidrocarbonetos.
Possui como fórmula hipotética H-S(=O)2-OH e seu aspecto é o de um líquido viscoso com coloração marrom-escura, sendo solúvel em água. Possui um odor bastante intenso, o que torna necessário o uso de EPIs para um manuseio seguro.
A lista de propriedades é ampla, capaz de adicionar as seguintes características aos produtos que o contêm em sua lista de ingredientes:
- Formação de espuma;
- Ação desengordurante;
- Solvente;
- Agente emulsionante;
- Desinfetante;
- Dispersante.
Aplicações na indústria
Indústria de cosméticos:
- Shampoos;
- Sabonetes líquidos;
- Cremes dentais;
- Agente tamponante.
Indústria domissanitária:
- Produtos desinfetantes;
- Desengordurante;
- Detergentes em pó, líquidos e pastosos;
- Desengraxantes;
- Produtos multiuso;
- Limpadores de alumínio;
- Shampoos para a limpeza de automóveis.