O benzoato de sódio é um sal do ácido benzóico que se caracteriza fisicamente como um pó ou granulado de coloração branca podendo apresentar um aroma bastante sutil e, além disso, tende a ser inodoro. Por suas propriedades, antimicrobianas e antifúngicas, é considerado um dos principais conservantes existentes, sendo também utilizado em outras indústrias, como a farmacêutica, alimentícia e a cosmética. Conheça mais sobre o benzoato de sódio, suas principais propriedades e suas aplicações.
Como é obtido?
O benzoato de sódio pode ser obtido através da oxidação parcial do tolueno, da reação do benzeno com o cloreto de metanoíla catalisada pelo cloreto de cobre ou cloreto de alumínio, e da hidrólise da nitrobenzila, benzamida ou carbonação do bromobenzeno.
Para que serve?
O benzoato de sódio atua como aditivo antifúngico e antimicrobiano, conferindo maior durabilidade a diversos produtos, como refrigerantes, sucos, geleias, margarinas, bebidas, vinhos, sucos à base de cana de açúcar, cidra, cosméticos, formulações dentais e embutidos. Sua ação equilibra o pH intracelular, criando um ambiente desfavorável ao crescimento de fungos. Além disso, contribui para preservar nutrientes e manter as texturas originais dos alimentos.
Vantagens do benzoato de sódio
O benzoato de sódio se destaca por ser um conservante poderoso, pois é capaz de manter a qualidade de diversos produtos por um longo período de tempo. Alem disso, trata-se de um insumo que não altera sabores, cheiros ou textura dos produtos.
Aplicações do benzoato de sódio
O benzoato de sódio é um conservante bastante versátil, utilizado na produção dos mais variados produtos. Conheça alguns deles:
Alimentos:
- Picles em conserva
- Molho de tomate/salada/mostarda
- Leite de côco
- Azeitonas
- Geleias
- Frutas em conserva
- Carnes
- Produtos lácteos
- Margarinas
- Refrigerantes
- Vinhos; sidras
- Embutidos
- Salsichas em conserva
Cosméticos:
- Shampoos
- Creme dental/corporal/antiacne
- Géis em geral
Fármacos:
Ação lubrificante e antimicrobiano de cápsula e comprimido.