Fosfato tricálcico: o que é?
O fosfato tricálcico, também conhecido como fosfato de cálcio tribásico, tem a fórmula Ca3(PO4)2 e é naturalmente encontrado no leite de vaca. Este composto atua como um excelente complemento mineral para fortificar cereais e massas alimentares. Quando utilizado como aditivo alimentar, o fosfato tricálcico desempenha diversas funções, como antioxidante, sinérgico, regulador de acidez, estabilizante, emulsionante, agente para endurecimento, espessante, agente de volume e levedante químico.
Fosfato tricálcico: por que usar?
O fosfato tricálcico é frequentemente utilizado como fonte de cálcio para prevenir e tratar deficiências, como a osteoporose. No entanto, o consumo regular pode diminuir a absorção de cálcio, afetando o equilíbrio cálcio/fósforo no organismo. A ingestão diária aceitável é de 70 mg/kg de peso corporal, distribuídos entre as refeições. Devido ao tamanho pequeno de suas partículas, o fosfato tricálcico é encontrado em pó ou grânulos, sendo comum em produtos como energéticos em pó, refrescos, isotônicos em pó, bebidas dietéticas, suplementos, entre outros.
Fosfato tricálcico: principais aplicações
Vale destacar, ainda, que o fosfato tricálcico aditivo pode ser aplicado em diferentes tipos de produtos alimentícios e seu uso pode ser de 0,05g/100g, variando de acordo com o produto em que for aplicado. Entre as principais bebidas e comidas em que o fosfato tricálcico está presente, podemos destacar:
- Fermento em pó;
- Pães;
- Sopas;
- Molhos;
- Leite em pó;
- Misturas em pó para sobremesas;
- Farinha;
- Bebidas lácteas com chocolate e malte;
- Bebidas alcoólicas (exceto cerveja e vinho);
- Cereais matinais;
- Biscoitos;
- Pastas de peixe e crustáceos;
- Coberturas;
- Produtos para confeitaria;
- Açúcar em pó;
- Massas instantâneas;
- Produtos cárneos;
- Leite;
- Refrigerantes;
- Queijos;