A luteína, um composto do grupo dos carotenoides, é conhecida por ser um antioxidante presente em frutas, verduras e legumes nas cores amarela, laranja, vermelha e verde-escura. Além de alimentos vegetais, está presente nas gemas de ovos, principalmente em ovos de galinha. Para mais informações e orçamento, consulte os especialistas da Maian.
Luteína: para que serve
No geral, a luteína é especialmente utilizada por suas propriedades corantes e antioxidantes. Graças à sua coloração laranja, é capaz de adicionar, de acordo com a quantidade utilizada, uma tonalidade amarelo-clara até uma coloração laranja intensa aos mais diversos alimentos. Além disso, na indústria alimentícia, também é utilizada como agente conservante. Na indústria de cosméticos, a luteína é adicionada em diversos produtos para a pele, como cremes e protetores solares, devido à sua propriedade antioxidante, que contribui amplamente para a preservação de uma pele com aspecto jovem, além de evitar o envelhecimento precoce. Além desses usos, a luteína também é adicionada em suplementos vitamínicos e remédios direcionados ao tratamento de doenças degenerativas, como a catarata.
Luteína: benefícios
A luteína, além de versátil, oferece benefícios notáveis:
- Preserva a saúde ocular devido às suas propriedades antioxidantes.
- Atua contra o envelhecimento precoce, sendo um componente atrativo em dermocosméticos.
- Impede a replicação de células tumorais e preserva os níveis de colágeno na pele, promovendo uma aparência mais saudável.
Aplicações da luteína na indústria
Indústria alimentícia:
- Laticínios, como iogurtes;
- Bebidas lácteas.
Indústria cosmética:
- Cremes para a pele;
- Protetores solares.
Indústria farmacêutica:
- Suplementos vitamínicos;
- Alguns remédios direcionados ao tratamento de doenças degenerativas.
Outros:
- Suplemento nutricional para a alimentação de aves ornamentais, utilizado com o objetivo de ressaltar a coloração amarela ou laranja das penas.