O fosfato monocálcico, designado pelo código E341(i), é sintetizado para uso comercial, sendo predominantemente aplicado na indústria de pães e massas. Com propriedades versáteis, atua como acidulante, estabilizante, emulsificante e agente melhorador em produtos à base de farinha, dependendo dos ingredientes combinados.
O que é fosfato monocálcico e qual a sua utilidade
O fosfato monocálcico possui diversas funções, atuando como tamponante, agente fixador, regulador de acidez, fermento químico, estabilizante e suplemento mineral, devido à presença de fósforo em sua fórmula. Além disso, evita a formação de grumos em produtos em pó quando dissolvidos em líquidos, facilitando a obtenção da homogeneidade desejada. Em combinação com bicarbonato de sódio, promove a liberação de gás carbônico, favorecendo o crescimento de massas em diversos alimentos.
Como o fosfato monocálcico é produzido
O fosfato monocálcico pode ser produzido de diversas formas, sendo a principal delas a reação do ácido fosfórico puro com o carbonato de cálcio, que pode ser propiciada a partir da indução realizada por ferramentas específicas para esse fim.
Quais são as aplicações do fosfato monocálcico
Esse insumo tende a ser utilizado especialmente na indústria alimentícia.
Conheça alguns dos principais produtos que são produzidos com a adição do fosfato monocálcico.
Alimentos:
- Pães e massas
- Laticínios
- Carnes
- Nutrição
- Bebidas
- Biscoitos em geral
- Pudins instantâneo