Sorbato de Potássio

O sorbato de potássio é um sal de potássio do ácido sórbico, com característica conservante fungicida e bactericida, inibidor de crescimento de bolores e leveduras, amplamente utilizado como conservante entre os insumos alimentares e até mesmo em produtos cosméticos. Saiba mais sobre as aplicações do sorbato de potássio e solicite um orçamento na Maian.

Sorbato de potássio: o que é?

O ácido sórbico é encontrado em sua forma natural em algumas frutas, como a tangerina, o limão, a laranja, o caju e o maracujá. No entanto, geralmente, o sorbato de potássio é amplamente aplicado na indústria alimentar, pois este é mais solúvel em água do que o ácido sórbico.

Este ativo impede, por exemplo, que a rancidez e os mofos invadam margarinas e maioneses. Mas, além disso, também é aplicado na produção de queijos de corte, frescos e fundidos. No segmento de bebidas, molhos, doces e outras aplicações, o emprego do sorbato de potássio evita a formação de mofos e bolores. No entanto, por inibir a ação do fermento, o sorbato de potássio não deve ser usado em produtos cuja elaboração inclua fermentação.

Sorbato de potássio: principais características

O sorbato de potássio apresenta características que tornam este ativo bastante atraente à indústria alimentícia, como, por exemplo:

  • Boa solubilidade – Sua solubilidade é de 58,2 g em 100 ml de água a 20º C. Justamente por apresentar uma solubilidade maior que o ácido sórbico, o sorbato de potássio é mais utilizado industrialmente;
  • Boa estabilidade de aquecimento – O sorbato de potássio é estável na forma sólida, mas a oxidação e a mudança de coloração podem ocorrer facilmente, se for o mesmo exposto por um longo período de tempo ao ar. Apesar de não apresentar um ponto de fusão definido, sua decomposição térmica ocorre por volta de 270ºC;
  • Boa atividade antimicrobiana – É um conservante de caráter ácido e possui ótima atividade inibitória contra um vasto espectro de leveduras, bolores e algumas bactérias, incluindo uma grande parte dos microrganismos patogênicos presentes nos alimentos. Mas sua atividade inibitória depende do pH do substrato, sendo mais efetiva em valores de pH abaixo de 6,5.

Sorbato de potássio: aplicações

Entre as principais aplicações do sorbato de potássio, é possível destacar que este ativo é facilmente encontrado em bebidas, queijos, iogurtes, vinhos, sucos de frutas, maioneses, margarinas, massas (como pizza, pastel e outras), molho de tomate e requeijão. Já entre os produtos cosméticos, esta substância está presente em cremes corporais, cremes de rosto e emulsões.

Sorbato de potássio: dosagem e armazenamento

De maneira geral, a dosagem padrão do sorbato de potássio é de 0,05 a 0,2%, variando de acordo com o produto em que for aplicado. Além disso, este produto é higroscópico, ou seja, exige que seu armazenamento seja feito em local seco e fresco, sendo necessário fechar cuidadosamente após abrir o pacote.

Sorbato de potássio: solicite um orçamento

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a função e as principais aplicações do sorbato de potássio, solicite um orçamento na Maian ou fale com um dos nossos especialistas. A Maian conta com mais de 40 anos de expertise em produtos químicos, atendendo projetos diferenciados no ramo de aditivos alimentares, insumos cosméticos e domissanitários.

Além de sorbato de potássio, na Maian, você também encontra outros aditivos alimentares, como polisorbato, bicarbonato de sódio, fosfato tricálcico e outros. Confira!